Ceir realiza palestras sobre a microcefalia

Atendimento na Clínica de Microcefalia. (Foto: Ascom Reabilitar)

Em março deste ano, foi implantada no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) uma Clínica de Microcefalia para o atendimento de bebês diagnosticados com a doença, diante do surto relacionado ao Zika vírus.

Atualmente, a instituição atende 70 bebês com microcefalia, com idades entre 1 mês e1 ano. Essas crianças devem permanecer em estimulação precoce no Centro até os três anos de vida. Nesse período, os familiares também participam do processo de reabilitação, além de receberem orientações de profissionais do local.

Com o objetivo de fomentar o debate sobre a temática, voltando-se para a reabilitação da pessoa com microcefalia, o Ceir vai realizar no dia 8 de outubro, de 8h às 17h20, no auditório da instituição, o I Seminário Piauiense de Reabilitação na Clínica de Microcefalia.

Entre as temáticas do evento, estão o diagnóstico da criança com microcefalia relacionada ao Zika vírus; a estimulação cognitiva e social; orientações voltadas para mães de bebês com a doença; além de exposições do trabalho feito na Clínica de Microcefalia do Ceir.

Segundo Maria Andreia Marques, coordenadora da Clínica e organizadora do evento, as palestras serão ministradas por equipes multiprofissionais do Ceir. “Esperamos reunir a comunidade acadêmica e científica, pacientes e familiares em torno de um tema que precisa ser debatido e, especialmente, esclarecido quanto ao tratamento”, destaca.


Exposição apresenta ensaio de bebês com microcefalia

Durante o evento, será realizada uma exposição com fotos de bebês com microcefalia atendidos pela Clínica de Microcefalia do Ceir, fotografados com suas mães durante ensaio promovido pelo Projeto Macro Amor, uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), em parceria com o Ceir.

A mostra de fotos será instalada na quadra do Centro e aberta ao público do evento e interessados. “Fiquei emocionada quando recebi as fotos e estou ansiosa para essa exposição”, relata Beatriz Cardoso, mãe do José Lucas, que terá suas fotos entre as expostas.


Seminário de Microcefalia faz parte de Simpósio

O I Seminário Piauiense de Reabilitação na Clínica de Microcefalia integra o I Simpósio Piauiense de Psicologia na Reabilitação, que será realizado e sediado pelo Ceir, nos dias 6 e 7 de outubro, com palestras e mesas redondas acerca da reabilitação da pessoa com deficiência.

As inscrições para o evento devem ser realizadas até o dia 4 de outubro no sitewww.reabilitar.org.br/eventos. Os interessados também podem garantir vagas no curso pré evento e minicursos ofertados.

Entre os minicursos voltados para a microcefalia, estão debates sobre a avaliação e intervenção da fisioterapia no tratamento da criança com a doença; assistência à alimentação; e políticas públicas que garantem os direitos da pessoa com deficiência e sua família.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar