Ceir recebe livros doados pelo Rallyteca

 

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) recebeu, nessa sexta-feira (2), mais de 600 livros doados pelo RallyTeca, projeto sóciocultural que incentiva a leitura, em ação com o Instituto Cultural Saber e Ler. O projeto acontece junto com uma das mais tradicionais provas de Rally da América Latina, o Rally Cerapió/Piocerá.

Adriana Araújo, coordenadora do RallyTeca, explica que os exemplares são doados ao projeto por editoras, empresas e pessoas físicas que entregam livros em bom estado ou compram as unidades para serem destinadas à doação. “Há 4 anos pegamos carona dentro do Rally Cerapió/Piocerá. Em cinco dias de prova, distribuímos livros e montamos pontos de leituras em hospitais, presídios e outras comunidades por onde passamos. Esperamos que essa doação possa promover ainda mais a leitura no Ceir”, conta Adriana Araújo.

“Saber que alguém vai ler um livro é sinal que ela ampliará suas ideias, o que pode proporcionar uma estrutura social mais sólida. Nossa intenção não é só oportunizar aos pacientes a leitura, é multiplicar boas ideias através dos livros”, diz Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião, escritor e presidente voluntário da Associação Reabilitar, – organização social que administra o Ceir.

Laize Moraes, coordenadora do Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas (Same) do Ceir, acompanhou a entrega. Ela acredita que promover a leitura na instituição contribui para que todos ampliem sua formação cultural, vocabulário, escrita, assim como o desenvolvimento do senso crítico e formação como cidadão.


Projeto Momento Saber

O Projeto Momento Saber é uma ação da Associação Reabilitar, – organização social que administra o Ceir. Para colaborar com o projeto, basta doar livros ao Ceir. A instituição recebe os exemplares de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h, na sua sede, que fica localizada na Avenida Higino Cunha, nº 1515, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar