Representantes de diferentes estados do Brasil conheceram de perto o trabalho realizado no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A visita fez do cronograma de ações do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência realizado em Teresina nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. Foi apresentado todo o complexo que envolve as reabilitações física, auditiva e intelectual, além da Oficina Ortopédica e Centro Diagnóstico.

O Fórum foi promovido pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante apresentação, o Superintendente Executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, lembrou o compromisso que norteou a fundação do Centro. “Construir um centro com serviço humanizado e especializado para atender pessoas com deficiência fez parte desde a primeira ideia. Aqui, o usuário tem acesso a uma equipe multiprofissional, que trabalha com segurança e cuidado individualizado. Seja na reabilitação ou na dispensação de meios auxiliares da nossa Oficina Ortopédica, o foco sempre é o humano”, ressaltou.

A Secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência de Tuntum, no Maranhão, Fernanda Murada, esteve presente na visita e compartilhou emocionada sua experiência com o Ceir.
“Há 9 anos eu sofri um acidente de carro e sofri uma lesão na medula. Minha vida teve uma reviravolta e o Ceir me acolheu na época da reabilitação, quando eu morava com meu irmão aqui em Teresina. Durante 3 anos, fiz fisioterapia aquática, esporte e diversas outras terapias. Aqui foi um recomeço para uma nova vida que Deus me deu”, celebrou.

Além de visitar centros referência em reabilitação, o Fórum debateu os desafios para melhorar a qualidade de vida da população com deficiência. O evento faz parte do Novo Viver sem Limite, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência que empreende ações e propostas de inclusão no Brasil.







