Ceir reúne CRAS e CREAS de Teresina para difundir serviços voltados a pessoas com deficiência

Apresentar serviços voltados para pessoas com deficiência no Piauí e esclarecer o acesso a eles. Com esse objetivo, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) iniciou, nesta terça-feira (8), um ciclo de encontros técnicos com profissionais de saúde e educação do Estado.

“Vamos realizar oito encontros técnicos descentralizando informações e garantindo melhor o fluxo para os serviços voltados a pessoas com deficiência”, explica a organizadora do evento, a assistente social Izabel Herika.

Este primeiro encontro reuniu mais de 100 profissionais dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social – e CREAS – Centros de Referência Especializado de Assistência Social – de Teresina, além de profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa, do Centro Integrado de Educação Especial – CIES, da Casa de Zabelê, dentre outras instituições.

Para a psicóloga Ana Cláudia Meireles, que atua no CRAS do bairro Monte Castelo, na zona Sul, é “muito importante manter uma relação entre as instituições e participar de momentos que possam melhorar a garantia de serviços para pessoas com deficiência”.

Entre os serviços destacados, estão os de reabilitação físico-motora, auditiva e intelectual do Ceir; o Sistema Estadual de Transporte Eletivo, que garante a condução gratuita e segura de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS); a Oficina Ortopédica Itinerante, que leva oficina móvel para municípios do Piauí; entre outros.

Os serviços possuem administração de uma organização social sem fins lucrativos, a Associação Reabilitar, que está promovendo o ciclo de encontros, que irá reunir em próximas edições equipes de estratégia de saúde da família, de secretarias municipais de saúde e de assistência, de centros de atenção psicossocial (Caps), entre outros.

O evento ainda contou com a presença do Mauro Eduardo, secretário estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência; Herlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde; e Carmem Viana, consultora do Ministério da Saúde.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitação