Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba realiza ciclo de palestras para pessoas com sequelas da doença

As atividades serão gratuitas e terão início nesta segunda-feira (13); inscrições podem ser feitas na sede do Centro.

 

Com o objetivo de orientar a população acerca de modificações na rotina e outros aspectos importantes para quem tem sequelas da Covid-19, a Associação Reabilitar, por meio do Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba, vai reunir profissionais e pacientes em uma série de palestras do Programa de Autocuidado.  A ideia é disseminar informações e contribuir para maior autonomia e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

 

Um estudo divulgado no último mês de maio, pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, aponta que metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. De acordo com a supervisora do setor de Fisioterapia do Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba, Amanda Couto, as palestras do Programa de Autocuidado vão abordar o que se sabe, até o momento, sobre a chamada “Covid longa” e também orientar sobre o bem-estar físico, psíquico e social de pessoas que têm sequelas persistentes da doença.

 

As palestras serão gratuitas e acontecerão entre os dias 13 de junho e 18 de julho, às 9h20, no próprio Centro. As atividades serão conduzidas por profissionais que atuam no local, com vagas limitadas.

 

“Essas vagas são destinadas aos pacientes do Centro e também ao público externo que teve a doença. No caso das pessoas que não são atendidas pelos nossos serviços de reabilitação, será feita triagem com um médico como pré-requisito para participar das palestras”, explica Amanda Couto.

 

As inscrições podem ser feitas presencialmente, no Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba, que fica localizado na Avenida Batista Silva, nº 1165, Bairro São Vicente de Paula. O local funciona de 8h às 12h. Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (86) 3301-7592 para mais informações.

 

O Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba é mais um projeto do Governo do Piauí, administrado pela Associação Reabilitar. O Centro atende, desde dezembro de 2020, pacientes que moram na região da Planície Litorânea e que apresentam sequelas neurológicas e respiratórias causadas pela Covid-19. O local dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionista, psicólogos, fonoaudiólogos e assistente social, com todos os atendimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Confira a programação de palestras:

 

13/06 – “Covid longa: o que é? E o que a ciência diz até agora?”;
21/06 – “O impacto do comportamento alimentar no dia a dia”;
29/06 – “Qual a importância de uma boa noite de sono no meu tratamento?”;
07/07 – “Ansiedade e falta de ar, qual a relação?”;
15/07 – “Manutenção da prática de atividade física além do Centro de Reabilitação Pós-Covid”;
18/07 – “A importância do fortalecimento de vínculos sociais pós-alta do Centro de Reabilitação Pós-Covid”.