Colaboradores do Ceir participam de Congresso Internacional de Autismo

 

Teve início, nesta quinta-feira (5), o I Congresso Internacional de Autismo do Brasil. O evento, que está sendo realizado em Teresina, no Atlantic City, tem o objetivo de capacitar pais, profissionais e acadêmicos de diversas áreas para proporcionar qualidade de vida às pessoas com autismo e também conscientizar a sociedade para a necessidade da inclusão.

Um grupo de colaboradores do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) está participando do evento. Danielle Carvalho, supervisora do setor de Psicologia e Psicopedagogia do Centro, representou o superintendente executivo da Associação Reabilitar (entidade social responsável pela administração do Ceir), Francisco Alencar, na solenidade de abertura do evento.

“O Ceir tem colaborado bastante no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, 83 pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicopedagogos, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, e reabilitadores desportivos. Realizamos um trabalho com eficiência e comprometimento”, diz Danielle Carvalho.

Acesso aos Serviços de Reabilitação Intelectual:

Para ter acesso aos serviços de reabilitação intelectual de Deficiência Intelectual, Síndrome de Dowm, Transtornos do Espectro Autista (TEA):

– Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS. Solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. No caso de usuários com deficiência intelectual ou TEA, o encaminhamento deverá ser feito por médico pediatra, psiquiatra, neurologista ou neuropediatra da rede pública. No caso de usuários com Síndrome de Down, o encaminhamento poderá ser feito por qualquer médico da rede pública.

– Anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;

– Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município. Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem em nosso Centro.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar