Colaboradores do Centro de Diagnóstico recebem treinamento sobre segurança na ressonância magnética

Visando reforçar a segurança e proteção de profissionais e pacientes do Centro de Diagnóstico que funciona dentro do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a Associação Reabilitar, promoveu, nesta quinta-feira (2), uma capacitação voltada aos colaboradores. O treinamento foi em parceria com a empresa multinacional Philips.

 

A ação aconteceu no auditório do Ceir e foi conduzida pelo engenheiro da empresa, Paulo Correia. O tema do Workshop foi “Segurança na Ressonância Magnética” e contou com explicação sobre cuidados durante o uso da máquina de ressonância magnética, bem como a exposição de casos, esclarecimentos de dúvidas e demonstrações práticas. Segundo o engenheiro, o treinamento é fundamental para prevenir riscos de acidentes com o aparelho.

 

“A Philips percebeu que a segurança em ressonância magnética é extremamente importante porque a maioria dos acidentes que acontecem envolve pessoas que não tinham ideia dos riscos presentes naquele ambiente. Por isso, neste ano, realizamos esse projeto de fazer com os clientes da sua base instalada recebam esse treinamento para conscientizar sobre os riscos e capacitar melhor as equipes que atuam nesses setores”, ressalta o engenheiro.

 

O Centro de Diagnóstico da Associação Reabilitar atende, há 10 anos, pacientes de todo o Piauí, através do Sistema Único de Saúde (SUS). São realizados, diariamente, vários exames, como mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia, além de exames laboratoriais, neurológicos, pneumológicos e urológicos. A supervisora do setor, Joseilda Santos, explica que a segurança é uma preocupação contínua dentro da gestão.

 

“Esse treinamento é muito importante para evitar algum tipo de acidente envolvendo o campo magnético da máquina de ressonância. Estamos sempre promovendo palestras e atualizações para garantir cada vez mais a segurança e a qualidade dos atendimentos ofertados”, frisa Joseilda Santos.

 

Somente no primeiro trimestre de 2022, o Centro de Diagnóstico já realizou 6.471 atendimentos, dos quais 1.007 são referentes à ressonância magnética.

 

O superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, Aderson Luz, ressalta que o aparelho de ressonância magnética do Centro de Diagnóstico é considerado um dos mais modernos do Piauí. “Nós conseguimos realizar exames em um tempo médio de 10 minutos, atendendo o público com mais agilidade e precisão nos resultados”, frisa.