Conferência Magna abre evento científico no Ceir nesta sexta (22)

Reunir profissionais e acadêmicos em torno de um tema da reabilitação presente na vida de milhares de pessoas com deficiência. É com esse objetivo que o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) abre, nesta sexta-feira (22), o II Simpósio de Espasticidade do Piauí.

A espasticidade é um distúrbio neurológico progressivo apresentado em crianças com microcefalia e paralisia cerebral, adultos vítimas de acidentes de trânsito, que sofrem com traumatismo craniano e lesão medular, e idosos acometidos por um acidente vascular cerebral, por exemplo.

“Ela está relacionada a lesões do sistema nervoso central, provoca dor e deformidades do corpo, além de espasmos musculares, comprometendo a qualidade de vida e o tratamento do paciente”, explica o médico neurocirurgião Francisco Alencar.

Uma Conferência Magna irá abrir o evento científico, às 8 horas, com demonstrações de casos clínicos acompanhados no Centro de Reabilitação. Um deles é o da Letícia Olmita, de 11 anos, que sofre com a espasticidade desde os primeiros meses de vida. “Ela começou a apresentar espasmos e rigidez muscular na medida em que foi crescendo e já passou até por cirurgia para melhorar no tratamento”, comenta a mãe da garota, Francisca Olmita.

O Ceir mantém um Ambulatório de Espasticidade para o atendimento especializado a pessoas que sofrem com esse distúrbio neurológico, realizando avaliações, tratamento e, em casos especiais, encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos. Neste ano, o serviço passou a contemplar bebês atendidos pela Clínica de Microcefalia da instituição.

O II Simpósio de Espasticidade do Piauí será seguido por 18 palestras com temas recorrentes ao tratamento, das 8h às 18h30, desta sexta e sábado, dias 22 e 23, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação. Profissionais e acadêmicos interessados na temática, podem conferir a programação e taxa de inscrição para o evento aqui.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar