Conheça a história do Pense Bem AVC no Piauí

Ação do Pense Bem AVC em escola Municipal de Teresina. (Foto: Ascom Reabilitar)

O Pense Bem AVC – Acidente Vascular Cerebral – é um projeto de prevenção ao derrame cerebral idealizado por neurocirurgiões brasileiros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). No Piauí, é coordenado pela Associação Reabilitar para promover ações de promoção de saúde, prevenção secundária de lesões vasculares cerebrais e sua reabilitação. O programa visa levar uma mensagem educativa à população em geral, direcionada, no entanto, a todos os indivíduos que estão sob maior risco (idosos, hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos, nefropatas etc).

O Projeto Pense Bem AVC foi lançado pela Associação Reabilitar nos dias 13 e 14 de dezembro de 2007, tendo como público aproximadamente 2.000 pessoas. Iniciou-se por meio da sensibilização junto aos profissionais de saúde em encontros realizados simultaneamente em auditórios da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, do Rio Poty Hotel, do Hospital São Marcos e de faculdades particulares. Por meio da Associação Reabilitar, já foram realizados, nestes sete anos, vários eventos educativos no Piauí.

O Projeto atua em diversos setores, nos bairros, para a comunidade em geral, em escolas e em parceria com instituições do ensino superior, além da participação e promoção de eventos. No ano de 2015, o projeto acompanhou 401 hipertensos e diabéticos na comunidade do Poti Velho, e, realizou, dentre outras atividades, 55 palestras em bairros, durante visitas e em cursos no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e em eventos em Teresina.


Texto: Mary Ângela Canuto – Projeto Pense Bem