Igreja Mórmon realiza treinamento e doa 600 cadeiras de rodas ao Ceir

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) recebeu a doação de 600 cadeiras de rodas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon). O anúncio da doação foi dado nesta sexta-feira (6), durante a entrega dos certificados de conclusão do treinamento sobre prescrição de cadeira de rodas ofertada pela entidade religiosa, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O curso, chancelado pela OMS, capacitou 20 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Ceir segundo as novas orientações de como avaliar os pacientes e como adaptá-las ao usuário. A iniciativa global desenvolvida pela Igreja Mórmon acontece em todo o mundo.

“É um programa que leva, através de parcerias com centros de reabilitação, a proposta de elevar a competência e a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários de cadeira de rodas. Nós treinamos os profissionais em todo o processo de prescrição, entrega, medidas e acompanhamento do paciente. É um programa de 40h de treinamento baseado no programa básico da OMS que, em parceria com o Ceir, também inclui a entrega de 600 cadeiras ao longo de 2020 e pode ser renovado a cada ano dependendo da necessidade do Centro”, explica o Fábio Mótola, coordenador do Programa Global no Brasil.

Os profissionais tiveram uma atividade prática, onde eles mesmos usaram as cadeiras de roda, para melhor entender a rotina e as necessidades do paciente. Na oportunidade, pacientes do Ceir foram avaliados com a supervisão de especialistas qualificados.

“Agradecemos à Igreja por essa parceria tão importante para nossa população, porque o intuito é trazer um equipamento de melhor qualidade e que se adapte à nossa população já tão sofrida. Esse é o primeiro passo da parceria. A qualificação foi concluída e as cadeiras serão entregues ao longo do ano. Estamos sempre buscando maneiras de melhorar o atendimento à nossa população e iremos identificar os pacientes que neste momento mais precisam”, conclui o superintendente Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz.