Dia da Hospitalidade é comemorado neste domingo (29)

 

ATENDIMENTO SERVIÇO SOCIAL

O Dia da Hospitalidade é comemorado nacionalmente neste domingo (29). O cuidado humanizado está presente em todos as etapas de atendimento do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Desde a entrada do usuário no Centro, passando pelas orientações e diversos serviços disponibilizados.

Ouvir, atender e fazer com que o paciente se sinta acolhido e seguro são atitudes desenvolvidas, especialmente, pelo setor de Serviço Social do Ceir. “A hospitalidade faz parte da cultura deste lugar. É por meio dela que trabalhamos todos os dias para acolher nossos usuários, em parceria com todos os setores do Centro. Nos orgulhamos de ir além do necessário e dedicar toda atenção para eles”, comenta Izabel Herika, coordenadora do Serviço Social.

A coordenadora explica que a acolhida envolve identificação do perfil e necessidade de cada usuário. “Trabalhamos para que nossos pacientes e seus acompanhantes se sintam em casa. Recebemos pessoas que vêm de outras cidades. Oferecer apoio é muito importante e o sorriso que recebemos é uma espécie de combustível para sermos hospitaleiros”, diz Izabel Herika.

WhatsApp Image 2017-01-27 at 17.56.38O contabilista José Lima, de 60 anos, participa de diversos serviços e atividades oferecidos pelo Ceir. Ele tem uma doença conhecida como Mal de Pott ou tuberculose vertebral (tipo de tuberculose extrapulmonar que pode atingir várias vértebras ao mesmo tempo, gerando sintomas graves e incapacitantes).

José Lima lembra que quando começou a frequentar a instituição, não sentava e não conseguia desenvolver, sozinho, movimentos e atividades básicas. Orgulhoso, ele afirma que após 4 anos de tratamento, já conquistou a independência de morar sozinho e realizar ações cotidianas, que antes não eram possíveis.

“Cada vez que venho ao Ceir, me sinto mais fortalecido. Ver minha evolução e dos meus amigos ser conduzida por pessoas gentis, que trabalham com amor, nos deixam mais fortalecidos para enfrentar as adversidades”, finaliza José Lima.


Texto: Andressa Kerllen – Comunicação Reabilitar