Em visita ao Ceir, Rejane Dias garante apoio às mães de bebês com microcefalia

Nesta terça-feira (20), mães de bebês atendidos atualmente pela Clínica de Microcefalia do Estado, que funciona no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), tiveram a oportunidade de dialogar com a deputada federal Rejane Dias, secretária estadual de Educação.

Em visita ao Centro, Rejane Dias conheceu o trabalho realizado há um ano pelo Ceir com 80 famílias de bebês nascidos com microcefalia relacionada ao zika vírus.

“A família não está preparada para receber uma criança especial. Quando a gente recebe essa notícia é uma surpresa. E precisamos de apoio para enfrentar as dificuldades, que não são poucas”, declara Rejane Barros, que há um ano descobriu que o seu primeiro filho, Carlos Henrique, nasceu com microcefalia.

No encontro, mães apontaram questionamentos e pediram por apoio, garantido pela secretária Rejane Dias. “O Ceir é uma instituição de referência, que não só cuida das pessoas, mas se preocupa com o suporte e apoio a cada uma delas. E é esse trabalho que vamos continuar fazendo e multiplicando construindo outros Centros no Estado”, diz.

Uma das dúvidas levantadas pelas mães foi sobre o período em que serão contempladas pelos atendimentos do Ceir. “O Ministério da Saúde estabelece que essas crianças devem receber estimulação precoce até os três anos de idade, mas isso não significa que quando elas chegarem nessa idade deixarão de receber nossos atendimentos”, explica Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir.

Durante a visita, a secretária Rejane Dias também verificou as obras de reforma e ampliação do Ceir, que se prepara para receber a pessoa com deficiência visual.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar