Equipe do Ceir conhece trabalho de reabilitação visual do CRER, em Goiânia

Atender pessoas com deficiência visual é o próximo passo do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), de Teresina. Para isso, uma equipe multidisciplinar da instituição realizou uma visita ao CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo –, de Goiânia, referência no país.

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado pelo CRER na reabilitação visual de pessoas com deficiência. “Conhecemos os processos de atendimento e de atenção aos pacientes com deficiência visual trabalhados no CRER e fortalecemos os nossos laços com a instituição”, comenta o médico neurologista Kelson James, diretor clínico do Ceir.

Atualmente, o Ceir encontra-se em fase de reforma e ampliação para receber a pessoa com deficiência visual. “Estamos adaptando a nossa instituição para atender as exigências do instrutivo de reabilitação visual do Ministério da Saúde. E, ao mesmo tempo, conhecendo o trabalho de Centros que são referências no país”, complementa Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir.

O Ceir é um Centro Especializado em Reabilitação (CER), do tipo III, habilitado para a reabilitação de pessoas com deficiência físico-motora, auditiva e intelectual. O Centro foi implantado no Piauí há nove anos, nos moldes do CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo –, de Goiânia, e da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente –, de São Paulo.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar