Estudantes da Escola Casa Meio Norte recebem orientações sobre o AVC

Escola recebeu o projeto Heróis Rápidos, premiado internacionalmente, como parte das atividades da Semana de Combate ao AVC 2022

Instruir as crianças sobre como proceder nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), por meio do reconhecimento dos sinais da doença. Esse foi o objetivo da ação realizada nesta quinta-feira (27), na Escola Municipal Casa Meio Norte, localizada na zona Leste de Teresina, dentro da programação da Semana de Combate ao AVC 2022, que é realizada pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí.

De forma lúdica, a equipe do Projeto Pense Bem AVC e da Sesapi explicou às crianças que é possível salvar vidas por meio do teste do S.A.M.U., que significa Sorriso, Abraço, Música e Urgente e alertou para a importância de acionar o serviço de emergência o mais rápido possível, no caso de estar presenciando uma pessoa sendo vítima de AVC. A atividade também contou com a presença dos Fast Heroes, heróis fantasiados que encenaram sobre os sinais mais comuns da doença, como a boca “torta” e a perda do movimento em um lado do corpo.

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Seaapi, Telmo Mesquita, falou às crianças sobre a importância de ficarem atentos aos cuidados com os familiares. “Não é só a mamãe quem cuida de vocês, nem só o papai ou o vovô, mas vocês devem também cuidar dos seus familiares. Então, foi alertado a vocês sobre os riscos do derrame e agora vocês sabem como agir nesses casos”, disse.

O presidente da Associação Reabilitar e idealizador do Pense Bem AVC, o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, destacou a importância de sensibilizar as crianças para a causa do AVC.

“A escola é dos professores e da sua direção, mas a responsabilidade de cuidar de vocês é de todo cidadão que compõe a sociedade. Por isso que a Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos, inicia um trabalho em parceria com a Escola Municipal Casa Meio Norte, abraçando e olhando o futuro de cada um de vocês, pois a razão de estarmos aqui é vocês. Começaremos pelo AVC, mas, certamente, teremos outros projetos para essa escola”, pontua Benjamim Pessoa Vale.

A ação faz parte da programação da Semana de Combate ao AVC 2022, que encerra nesta sexta-feira (28), com a Exposição Interativa, no Teresina Shopping, das 10h às 17h. O AVC é a principal causa de morte no Brasil atualmente e, só no primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais da doença.