Gestores debatem plano de atendimento para nova maternidade de Teresina

A Associação Reabilitar, gestora da nova maternidade, propôs o encontro para construção de uma nova diretriz de atendimento ambulatorial às gestantes e recém-nascidos de alto risco

 

 

A construção de um modelo integrado de atendimento às gestantes e aos recém-nascidos de alto risco do Piauí foi tema de uma reunião ocorrida nessa quarta-feira (13), no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O encontro contou com a participação do consultor do Projeto Planifica SUS, Ângelo Brito Rodrigues, que destacou a importância da criação de plano de cuidados multiprofissional para os atendimentos na nova maternidade.

 

Participaram da reunião os diretores e servidores do Instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e da Associação Reabilitar, entidade gestora da nova maternidade de Teresina. O superintendente administrativo e financeiro da Associação Reabilitar, Walter Oliveira, destacou a importância desse momento de transição e debates.

 

“Estamos reunindo uma equipe capacitada para apresentar propostas e, juntos, construirmos um novo modelo de atendimento para a Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com isso, queremos alcançar nosso principal objetivo, que é reduzir a mortalidade de gestantes e recém-nascidos no Piauí”, afirmou Walter Oliveira.

 

Na reunião, foi apresentada a proposta de integração dos atendimentos da atenção primária com o serviço ambulatorial especializado, modelo sugerido nas diretrizes de redes de Atenção à Saúde. O consultor, Ângelo Brito Rodrigues destacou que essa integração resulta na criação de um plano de cuidado para a gestante e o bebê, que vai além da prescrição e do atendimento do médico obstetra, pois oferta atendimento de uma equipe multiprofissional.

 

“Hoje, esse atendimento é ofertado de forma fragmentada e a adoção desse novo modelo vai permitir o acompanhamento contínuo durante todo o período da gravidez, parto e pós-parto de gestantes e bebês de alto risco. Trata-se da oferta de atendimento integrado de uma equipe composta de vários profissionais que vão atender a paciente e contribuir para qualificar um pré-natal de alto risco, evitando agravos e óbitos”, explica a diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

 

Entre as especialidades que devem ofertar atendimento na nova maternidade, de acordo com esse plano de cuidado, estão: enfermeiro obstétrico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicólogo, psiquiatra, cardiologista, endocrinologista e pediatra.

 

O Instituto de Perinatologia deve funcionar de forma integrada no novo prédio da Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizado na Avenida Presidente Kennedy, Zona Leste de Teresina. As obras seguem em andamento, com mais de 90% do projeto executado, e previsão do Governo do Estado é para inauguração acontecer em outubro deste ano.