Governadora Regina Sousa visita obra e confere equipamentos adquiridos para a nova MDER

A governadora Regina Sousa visitou, nesta sexta-feira (16), as obras da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina. Com mais de 95% do cronograma de obras executado, o centro materno infantil já dispõe de mais de 30% dos equipamentos adquiridos, com destaque para os focos cirúrgicos e os equipamentos do setor de Lavanderia e da Central de Material Esterilizado (CME), que já estão em fase de instalação.

A chefa do Executivo estadual afirmou que os demais equipamentos estão em processo de aquisição e a maternidade será inaugurada assim que estiver com todos eles. “A maternidade está praticamente pronta, faltam poucos acabamentos e os equipamentos para inaugurar, acredito que não demore. Os recursos para a finalização da construção estão assegurados pela Caixa e agora estamos vendo mais recursos para a compra do restante dos equipamentos. Essa vai ser uma das maternidades mais modernas do Brasil, de alta complexidade, com atendimento de primeira linha”, ressaltou Regina Sousa.

A obra de construção da nova MDER tem investimento de R$ 136 milhões, oriundos de recursos estadual e federal. Ao todo, serão 280 leitos, sendo 95 só para atendimento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Neris Júnior, disse que a previsão para inauguração da maternidade é no primeiro semestre de 2023.

“Estamos com mais de 95% da obra concluída, alguns equipamentos que faltavam chegar já chegaram, estamos aguardando chegar mais. Com isso, a previsão de inauguração é ainda no primeiro semestre de 2023. Há uma comissão de transição formada entre a antiga maternidade e a nova fazendo avaliações permanentes, tanto da construção da obra como da chegada desses equipamentos”, comentou o gestor.

A nova maternidade será administrada de forma compartilhada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e pela Associação Reabilitar. De acordo com a entidade gestora, também já foram entregues todos os equipamentos de mobiliário e as banheiras do Centro de Parto Normal (CPN). E para o próximo mês de janeiro está prevista a entrega de todos os equipamentos do setor de Nutrição, além do tomógrafo e do aparelho de raio-x fixo, que já tiveram o processo de compra concluído.

De acordo com presidente da Associação Reabilitar, Benjamin Pessoa Vale, a gestão compartilhada terá como prioridade resultados e humanização no atendimento. “Essa é uma obra sonhada pela sociedade piauiense e hoje vemos a obra concretizada, com 95% da construção pronta, toda baseada nas portarias do Ministério da Saúde, com adequações corretas pela Vigilância Sanitária, Será uma gestão para a população, uma gestão compartilhada, baseada em resultados e humanização”, disse.