Grupo de capoeira do Ceir participa das comemorações em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Ao som das palmas e do berimbau, respeito, integração e inclusão deram o tom da apresentação do Grupo de Capoeira do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), formado por crianças pacientes do Centro. O grupo se apresentou neste sábado (24), no Teresina Shopping, a convite do grupo “Down The Amo”. O evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional de Síndrome de Down, comemorado no último dia 21 de março.

WhatsApp Image 2018-03-24 at 20.27.40 (3)A alegria contagiante e a simpatia dos pequenos capoeiristas levantaram o público e foram um convite ao participantes do evento, evidenciando a capacidade de transformação social e a superação de qualquer preconceito ou barreira da desigualdade.

“Mesmo não tendo nenhuma criança com Síndrome de Down no nosso grupo, levamos em consideração a inclusão, a superação de limites e queremos mostrar a capacidade de romper barreiras. A gente quis mostrar para eles que todos somos capazes”, destaca o supervisor de Reabilitação Desportiva do Ceir, Childerico Robson.

Para Rosângela Quaresma, mãe do pequeno João Ricardo, que participa do projeto, a capoeira tem trazido inúmeros benefícios para o seu filho, como a melhoria da coordenação motora, força muscular, além da capacidade de socialização. “Foi graças à capoeira que ele conseguiu se desenvolver e participar desse evento. É emocionante, pois são tantas crianças maravilhosas e cada uma tão especial quanto a outra”, diz.

WhatsApp Image 2018-03-24 at 20.27.39 (43)O “Down The Amo” nasceu de um grupo de Whatsapp a partir da necessidade de pais e amigos de pessoas com Síndrome de Down por mais informações sobre a síndrome.

“O grupo integra mais de 120 pessoas em Teresina e serve para trocarmos dicas e experiências. E através desse evento, convidamos o grupo de capoeira do Ceir, visando incentivar a inclusão, o respeito e o combate ao preconceito para com a pessoa com Síndrome de Down assim como qualquer outra deficiência”, explica Netto Carvalho, um dos organizadores do grupo.

Confira mais fotos



 

Texto: Lourdes Pereira – Comunicação Ceir