Inclusão: Crianças do Ceir jogam capoeira com militares no 25BC

Uma das lutas da pessoa com deficiência é a conquista de cada vez mais espaços na sociedade. Nesta quinta-feira (11), uma parceria entre o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e o 25° Batalhão de Caçadores do Piauí (25BC) quebrou paradigmas e proporcionou uma experiência inédita.

Pacientes do Ceir vivem experiência inédita no 25BC. (Foto: Ascom Reabilitar)

De um lado: militares do Exército Brasileiro em mais um dia de rotina. Do outro: crianças vivenciando um Dia de Soldado, que já está marcado em suas memórias. “Elas estão conhecendo um novo mundo e percebendo que também fazem parte dele”, comenta, emocionada, Adalgiza Teles, mãe do pequeno Cauã Coutinho, 4 anos, que pratica capoeira desde o primeiro ano de vida no Ceir.

As 20 crianças foram recebidas no 25BC com hasteamento da bandeira nacional, exposição sobre a história do Exército e materiais usados por militares, desfile de tropas, entre outras atividades. E, ainda, desfilaram em viatura militar e presenciaram uma formatura realizada especialmente para elas, com direito a banda e coro.

Segundo Childerico Robson, supervisor da Reabilitação Desportiva do Ceir, o trabalho do Centro, além da reabilitação, é também a inclusão social. “Parcerias como essa aproximam as instituições e mostram para os nossos pacientes que podemos sim quebrar barreiras e realizar transformações sociais e, principalmente, em suas vidas”.

O comandante do 25BC, o coronel Marcos Paulino, elogiou o trabalho do Centro e reforçou que “o Batalhão está de portas abertas para momentos especiais como esse”.

Para finalizar, uma roda de capoeira foi realizada entre as crianças e os militares, que caíram no ritmo do berimbau e mostraram que todos podem jogar pela inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, gingando ou não.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar