Livro “Reabilitação: Teoria e Prática” é lançado e destaca atendimentos no Ceir

Obra está disponível na internet e pode ser acessada gratuitamente, trazendo produções acadêmicas feitas a partir dos atendimentos ofertados no Ceir

 

As produções acadêmicas e científicas feitas a partir do tratamento ofertado no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) foram reunidas no livro digital “Reabilitação: Teoria e Prática”, lançado nessa quarta-feira (17), com o apoio da Associação Reabilitar. A obra já pode ser acessada gratuitamente e apresenta orientações importantes aos profissionais envolvidos no tratamento e na reabilitação de pessoas com deficiência.

 

O material é inédito e reúne trabalhos de pesquisas de 102 profissionais com mais de 10 anos de atuação em tratamentos de reabilitação. O médico Dr. Leonardo Halley e a professora Dra. Izabel Herika Cronemberger foram os responsáveis pela organização do livro, que aborda aspectos relevantes para a prática clínica, bem como as estratégias de cuidado em reabilitação.

 

“Reunimos pesquisas fundamentadas por conceitos teóricos e acúmulo de experiências práticas com a função de somar e não esgotar o debate sobre o processo de reabilitação. Queremos apontar novas formas de caminhar nesse processo, que muitas vezes é complexo e desgastante, por envolver não só a perspectiva do paciente, mas também do cuidador, da família e dos profissionais”, explica a organizadora Izabel Herika Cronemberger.

 

Já o organizador Leonardo Halley destacou o fato de obra estar acessível através da internet, de forma gratuita. “É um livro técnico-científico, mas, também uma obra que reúne histórias de quem trabalha e de quem é paciente aqui no Ceir. Esperamos que essa obra seja útil, não só por trazer respostas para questões técnicas, mas para possibilitar a consulta para quem quiser conhecer o retrato do trabalho do Ceir, ao longo desses últimos anos”, diz Halley.

 

O Ceir é um projeto do Governo do Estado administrado pela Associação Reabilitar desde 2008, quando foi fundado. O Centro oferta atendimento a pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva, dispondo de uma equipe de profissionais das mais diversas áreas e formações. Ao todo, já são mais de R$ 1,8 milhão de atendimentos ofertados à população piauiense.

 

“É um orgulho para mim e para toda a equipe se enxergar e ver o nosso trabalho nas páginas desse livro. Ele é uma forma de disseminar informações sobre os protocolos de atendimento que aplicamos no Ceir e para que outras pessoas, principalmente estudantes, possam ter acesso a essas informações científicas e aprender com a nossa experiência, até para aplicar nosso modelo em outras instituições”, afirmou a diretora clínica do Ceir, Liceana Pádua.

 

O lançamento aconteceu no auditório do Ceir, com a presença dos autores, organizadores e de autoridades de Saúde. Com 52 capítulos e mais de 700 páginas, a coletânea científica “Reabilitação: Teoria e Prática” (Lestu, 2022) pode ser acessada gratuitamente através desse link: https://lestu.org/books/index.php/lestu/catalog/book/reabilitacao-teoria_e_pratica .

 

Ainda durante a solenidade de lançamento, a professora de Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lúcia Vilarinho, que é uma das componentes do Conselho Editorial do livro, reforçou a importância da obra. “É um livro que aborda a saúde do ponto de vista interdisciplinar, intersetorial e interprofissional. Trata-se de uma contribuição imensa para a sociedade, pois aborda não só o que se faz aqui no Ceir, mas também coloca o Piauí em evidência, e tenho certeza que o resultado disso será imensurável”, finalizou Lúcia.