Mais de 100 obras de pessoas com deficiência estão à venda no Ceir

Quem ainda não conhece o Ceir – Centro Integrado de Reabilitação, local onde pessoas com deficiência do Piauí fazem tratamento, agora tem um motivo para conhecer o trabalho da instituição e levar uma mostra dele para casa.

Durante toda esta semana, mais de 100 obras pintadas por pacientes do Centro estão expostas na entrada do local e à venda por preços que variam entre R$ 3,00 e R$ 30,00. “Não são obras de arte feitas por artistas plásticos, são quadros onde cada traço e pintura há dificuldades e limites enfrentados pelos pacientes durante as terapias”, explica a arteterapeuta Manu Sato.

As obras foram pintadas durante a arteterapia, modalidade de reabilitação que alia a arte a recursos terapêuticos e beneficia crianças, jovens e adultos. A exemplo do pequeno Pedro Miguel, que, aos dois anos de idade, está aprendendo a pintar com os pés. “Pedro quer pintar”, diz ele, e depois solta um sorriso de quem está descobrindo na arte uma diversão e a liberdade de criar.

O BazArt do Ceir encerra a programação em comemoração aos nove anos do Centro de Reabilitação. “Durante o mês de maio nós realizamos uma exposição de quadros itinerante, que chamamos de Histórias que Inspiram. Eles passaram por lugares como a Casa da Cultura de Teresina e agora quem admirou os quadros na exposição pode obtê-los no bazar”, finaliza Nazaré Bezerra, coordenadora do Voluntariado, que está organizando a ação.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar