Metas Internacionais de Segurança do Paciente – NMDER

 

Segurança do Paciente: Nosso compromisso com o cuidado responsável e de qualidade

Na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa – NMDER, cuidar vai além do atendimento: é um compromisso com a segurança, o respeito e a vida. Alinhados com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), seguimos as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, práticas essenciais para garantir um cuidado de qualidade em todos os nossos serviços.

 

🎯 As 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente na NMDER

  1. Identificação Correta dos Pacientes

    Utilizamos 2 (dois) identificadores para a paciente adulta (nome completo e data de nascimento) e 4 (quatro) identificadores para o recém-nascido (RN de nome completo da mãe, data de nascimento, número de prontuário e sexo); adotamos a dupla checagem de
    pulseira nos momentos críticos, como troca de pulseiras de RN, alta hospitalar e liberação do corpo em caso de óbito. Realizamos treinamentos sobre o tema, de forma contínua, para todos os colaboradores.

    📌 Por que isso é importante?
    Para garantir que cada paciente receba o atendimento ou procedimento destinado a ele. Esta boa prática evita erros como troca de prontuário, exames, administração de medicamentos em pacientes errados, troca de recém-nascidos ou qualquer outra falha associada a identificação correta do paciente.

     


  2. Comunicação Efetiva

    Momentos críticos para a continuidade do cuidado, como passagem de plantão, transferência intra e inter hospitalar, resultado de exames críticos, são realizados de forma padronizada ( utilizamos instrumentos padronizados, protocolos e POPs , assim como uma
    comunicação clara, direta e precisa). Realizamos treinamentos sobre o tema, de forma contínua, para todos os colaboradores .

    📌 Por que isso é importante?
    Reduz riscos de falhas por informações incompletas, esquecidas ou mal interpretadas, além de garantir a continuidade do cuidado de segura e ágil.

     


  3. Segurança no Uso de Medicamentos

    Monitoramos rigorosamente todo o processo de uso de medicamentos, com foco especial em medicamentos de alta vigilância. Adotamos a dose individualizada e a dupla checagem de medicamentos de alta vigilância. Pacientes que apresentam algum tipo de alergia, são identificados com pulseira vermelha, com identificação “ALERGIA”. Realizamos treinamentos sobre o tema, de forma contínua, para todos os colaboradores.

    📌 Por que isso é importante?
    Previne reações adversas, erros de dosagem e administração incorreta.

     


  4. Cirurgia Segura e procedimento seguro

    Aplicamos protocolos como checklist cirúrgico e marcação prévia do local do procedimento, termos de consentimento livre e esclarecido cirúrgico e anestésico, assim como check list de parto seguro. Realizamos treinamentos sobre o tema, de forma contínua, para todos os colaboradores.

    📌 Por que isso é importante?
    Evita erros graves e garante a segurança em procedimentos invasivos.

     


  5. Higienização das Mãos e Prevenção de Infecções

    Adotamos medidas rigorosas de higiene das mãos, uso correto de EPIs e protocolos de controle de infecção. Adotamos, também, a política do adorno zero , de acordo com a NR 32.

    📌 Por que isso é importante?
    Assegurar ambientes limpos e seguros para pacientes e equipes , assim como reduzir o risco de infecção.

     


  6. Prevenção de Quedas e Lesões por Pressão

    QUEDAS: Avaliamos o risco de queda com a aplicação da escala de Morse, utilizando pulseira de identificação de cor amarela, com a identificação ” RISCO DE QUEDA” para pacientes de alto risco. Adotamos medidas de prevenção de acordo com o perfil de cada paciente.

    📌 Por que isso é importante?
    Quedas podem causar danos físicos ou emocionais para o paciente e comprometer seu cuidado e evolução clínica.

     

    LESÃO POR PRESSÃO: Realizamos a avaliação dos pacientes quanto ao risco de Lesões por Pressão (LP) por meio de instrumento padronizado a escala de Braden para pacientes adultos e a escala de Braden QD para pacientes neonatais. As mudanças de decúbito são executadas com base no relógio de mudança de decúbito, e as medidas de prevenção para LP são adotadas de forma individualizada, conforme o estado clínico e a avaliação específica de cada paciente.

    📌 Por que isso é importante?
    Lesões por pressão causam danos físicos para o paciente, podendo comprometer seu cuidado, evolução clínica e prolongar sua internação.

 

Segurança é responsabilidade de todos! ✅

Na NMDER, acreditamos que a segurança do paciente é uma construção coletiva. Por isso, incentivamos pacientes, acompanhantes e colaboradores a estarem atentos e comunicarem qualquer situação de risco.