A ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou na manhã desta quarta-feira (24) a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), em Teresina. Esta foi a segunda vez que esteve na unidade de saúde. A primeira ocorreu em julho de 2023, durante a inauguração da maternidade. Agora, retornou para conhecer de perto o funcionamento da instituição, que se consolidou como referência no cuidado materno-infantil.
Durante a visita técnica, Nísia percorreu diferentes setores da maternidade. No térreo, passou pela recepção e pela área de admissão. No 7º andar, esteve nas enfermarias e na farmácia. Já no 5º andar, visitou o ambulatório, a UTI materna e o Instituto de Identificação Digital, espaço pioneiro que funciona dentro da NMDER para emissão da Carteira de Identificação Nacional por meio da biometria neonatal.
“Fico muito feliz em ver que pude contribuir para a consolidação da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Cumprir esse papel e receber esse reconhecimento aqui no Piauí é muito especial para mim. Hoje, ver a NMDER funcionando linda e tão bem estruturada é uma grande satisfação. Estão de parabéns pelo trabalho, pois se tornou uma referência no cuidado materno-infantil. ”, comemorou.
A diretora-geral da NMDER, Carmen Viana, ressaltou a importância da presença de Nísia e o apoio prestado por ela durante o processo de implantação da unidade.
“A doutora Nísia teve um papel estratégico em 2023, quando ainda ministra da Saúde, ofereceu todo apoio a Secretária do Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) para que a maternidade fosse inaugurada no prazo. Além disso, ela sempre esteve à frente de pautas essenciais. Hoje, sua visita simboliza respeito, reconhecimento e a continuidade desse compromisso com a saúde materno-infantil”, afirmou a diretora.
Título de cidadã piauiense
Ainda nesta quarta-feira (24), Nísia Trindade foi agraciada pela Assembleia Legislativa do Piauí com o título de cidadã piauiense. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Marcos Kalume (PT), que destacou a contribuição da ex-ministra para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua atuação em momentos decisivos, como a pandemia da Covid-19.













