NMDER promove fórum sobre atuação profissional e Combate à Violência contra a Mulher

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) realiza, na próxima sexta-feira (22), o Fórum Serviço Social no Combate à Violência contra a Mulher. O evento acontecerá no auditório da unidade e reunirá profissionais para debater a atuação profissional, políticas públicas, estratégias de acolhimento e dados sobre violência de gênero.

Dados recentes do Mapa da Segurança Pública e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam números alarmantes: em 2024, quase 1.500 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil — uma média de quatro por dia. No Piauí, em 2024, houve um aumento de 17,8% nos casos de violência de gênero em comparação com 2023, passando de 202 para 238 registros, segundo a Rede de Observatórios da Segurança.

De acordo com a supervisora do Serviço Social da NMDER, Jéssica Soares, os números refletem a necessidade urgente de políticas públicas, redes de proteção e fortalecimento dos serviços de atendimento às vítimas em todo o Piauí. “A violência contra a mulher é uma realidade que precisa ser enfrentada de forma coletiva e articulada. O Fórum é uma oportunidade de fortalecer a rede de proteção e reafirmar nosso compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado, garantindo que essas mulheres não estejam sozinhas”, ressaltou.

Durante o evento, serão discutidos temas como estatísticas da violência de gênero, representatividade feminina em espaços historicamente masculinos, desafios na investigação de feminicídios, políticas públicas e redes de proteção, construção da masculinidade não violenta, além da atuação do Serviço Social e do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).

A programação contará com a participação da Tenente-Coronel Maria Elizete de Lima (SSP-PI), da delegada Nathalia Figueiredo (Núcleo de Feminicídios), da coordenadora municipal da Casa da Mulher Brasileira, Raquel Soares , da Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, de Zenaide Lustosa, além de profissionais da NMDER, que compartilharão suas experiências no atendimento a mulheres em situação de violência.

 

DCIM103MEDIADJI_0475.JPG