NMDER realiza treinamento sobre o uso do cardiotocógrafo com equipe médica e de enfermagem

Desde a sua inauguração, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa vem realizando treinamentos para aprimorar a excelência de seus serviços. Nesta quinta-feira (09), a equipe médica e de enfermagem participou de uma capacitação sobre o uso do cardiotocógrafo, um aparelho que avalia o bem-estar fetal por meio do registro gráfico da frequência cardíaca fetal e das condições uterinas.

Com esse equipamento, é possível realizar a cardiotocografia (CTG). O exame, geralmente realizado no final da gestação, é rápido, indolor, não invasivo e de grande importância, especialmente em gestações de alto risco. A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa dispõe de um total de 12 aparelhos de cardiotocografia, distribuídos nos setores de urgência, ambulatório, quartos PPP, UTI adulto e enfermarias.

“Em todas as aquisições de equipamentos para a Nova Maternidade, estamos solicitando às empresas que forneçam treinamentos para os nossos profissionais. É fundamental compreender as funcionalidades, os usos e os métodos mais seguros para garantir a eficiência dos serviços que oferecemos às gestantes e seus bebês”, destacou Aderson Luz, Superintendente Executivo da Associação Reabilitar.

Durante o treinamento de hoje, a enfermeira Ana Paula Ferreira apresentou todos os detalhes do equipamento adquirido pela unidade de saúde e esclareceu as dúvidas dos profissionais em relação ao seu uso durante o atendimento das gestantes de alto risco.

“O cardiotocógrafo foi desenvolvido para tornar o serviço mais ágil, pois é possível realizar o exame em duas gestantes ao mesmo tempo. Além disso, ele dispõe de transdutores com fios e sem fios. A grande vantagem dos transdutores sem fio se destaca, principalmente durante o trabalho de parto, quando é necessário monitorar a frequência cardíaca fetal, as contrações uterinas e a movimentação do feto. Os transdutores sem fio facilitam bastante, pois permitem que a gestante não fique restrita ao leito, podendo continuar a fazer exercícios e movimentar-se, o que pode acelerar o processo do trabalho de parto”, explicou.

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa tem a administração compartilhada da Associação Reabilitar com o Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).