NMDER recebe polígrafo para aprimorar diagnóstico e tratamento de pacientes

 

 

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) recebeu, nesta semana, mais um aparelho essencial para o cuidado das mães e bebês: o polígrafo. Este equipamento detecta variáveis fisiológicas, permitindo a realização de exames como vídeo-eletroencefalografia, polissonografia e poligrafia neonatal dos pacientes internados. Após a entrega, foi realizada a capacitação para os técnicos de enfermagem que atuarão no setor, garantindo domínio no manuseio do aparelho.

A neuropediatra Carolina Campelo explica que o equipamento serve para analisar a atividade elétrica cerebral dos pacientes críticos internados, através da captação de sinais fisiológicos conduzidos por eletrodos colocados sobre o couro cabeludo e demais acessórios simultaneamente.

“Este aparelho é de extrema importância para os pacientes internados na NMDER, uma vez que possibilita diagnósticos, intervenções precoces e planejamentos terapêuticos mais assertivos. Além disso, ele pode ser utilizado em todas as idades, desde os recém-nascidos a mulheres gestantes ou puérperas internadas”, comenta a médica.

Para os recém-nascidos que necessitam da realização do exame, ele serve de auxílio no diagnóstico médico de comorbidades que o bebê pode apresentar no início da vida, seja decorrente de intercorrências neonatais logo após o nascimento a termo ou prematuro. Também pode auxiliar durante a internação, nos casos de crises convulsivas e apneias recorrentes.

Já na puérpera ou gestante, ele auxilia na terapia de possíveis complicações da doença hipertensiva na gestação, como a pré-eclâmpsia/eclâmpsia associada a crise convulsiva; além de pacientes que estão em protocolo de morte encefálica sem condições de realizar outros métodos diagnósticos confirmatórios.