No dia da Síndrome de Down, Ceir realiza homenagem

DSC_0074Há dois anos, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) acolhe famílias para o tratamento de pessoas com Síndrome de Down e orientações sobre cuidados e direitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta terça-feira (21), dia internacional da Síndrome de Down, terapeutas do Centro vestiram a camisa contra o preconceito e conscientização sobre a doença.

“Keep calm (mantenha a calma), é só um cromossomo a mais”. Com essa frase, os profissionais que trabalham diretamente com a Clínica de Síndrome de Down do Centro homenagearam as famílias e pacientes presentes.

Dentre eles, estavam Maria Betânia e Estevão Saraiva, pais do pequeno Álvaro Carneiro, de três anos de idade. “Ele está no Ceir há um ano sendo acompanhado pelos profissionais e tem apresentado evoluções”, conta a mãe do bebê.

O tratamento é ofertado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, arteterapeutas, entre outros profissionais.


DSC_0052Para ter acesso ao programa, basta seguir os passos abaixo:


a) Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS. No caso de usuários com deficiência intelectual ou TEA, o encaminhamento deverá ser feito por médico pediatra, psiquiatra, neurologista ou neuropediatra da rede pública. No caso de usuários com Síndrome de Down, o encaminhamento poderá ser feito por qualquer médico da rede pública.

b) Anexe à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;

c) Procure o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município.

Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar