Embora grande parte dos bebês prematuros alcance um bom desenvolvimento, o nascimento antes de 37 semanas aumenta a vulnerabilidade a complicações decorrentes da imaturidade dos órgãos e sistemas. Celebrado em 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade busca reforçar a necessidade de prevenção e de cuidados adequados para reduzir esses riscos.
Para enfrentar essas intercorrências, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, referência em cuidados à gestante e ao recém-nascido, desenvolve ações voltadas a gestantes, mães e bebês, com foco na redução de sequelas ao longo da vida.
Entre esses cuidados está o Método Canguru, reconhecido por promover o vínculo entre mãe e bebê, reduzir complicações neonatais e favorecer o aleitamento materno. A maternidade é referência estadual do programa desde 2014.
“Aqui temos uma equipe multidisciplinar que cuida dessas mulheres desde a gestação até o nascimento do bebê. E quando eles são prematuros, recebem cuidados intensificados. Há 25 anos adotamos este método, que consiste no contato pele a pele, aproximando a criança da mãe e do pai, que participam de todo o processo. Quanto mais presente a mãe está, nessas unidades neonatais, mais a saúde da criança melhora”, explica a coordenadora estadual do Método Canguru, Isabel Marlucia.
Para os cuidados das crianças prematuras, a NMDER disponibiliza 15 leitos de Ucinca, 30 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco) e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), todos integrados à prática do Método Canguru.
Uma dessas crianças que passou pelas unidades foi a pequena Maria Flor, de 4 meses de vida, filha de Nabya Caroline, de 29 anos. A menina nasceu com 28 semanas de gestação, pesando apenas 600 gramas.
“Minhas três gestações tiveram partos prematuros devido a diversas complicações. Mas o da Maria Flor, cujo pré-natal e parto eu fiz aqui na Evangelina Rosa, foi bem mais tranquilo. Ao todo, passei um mês e sete dias internada, e durante todo esse tempo fui muito bem acompanhada. Minha filha também foi muito bem assistida. As médicas e as enfermeiras são perfeitas, toda a equipe”, recorda a confeiteira da cidade de Teresina.
Na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, as crianças prematuras contam ainda com um ambulatório exclusivo para o seguimento dos bebês egressos do Método Canguru, garantindo continuidade do cuidado. “Hoje eu vim para uma consulta com o oftalmologista para a Maria Flor. Desde que teve alta, ela já passou por vários médicos e é sempre muito bem acompanhada”, disse Nabya Caroline.
Mesmo com todo esse acompanhamento e estrutura para atender crianças prematuras, ofertados pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a coordenadora de neonatologia da unidade de saúde, Lilian Karla, lembra que é importante as gestantes buscarem os cuidados necessários para evitar o nascimento prematuro.
“A chegada de um bebê antes do tempo traz consigo uma grande luta pela vida e representa um desafio para toda a família. Nossa maternidade oferece o que há de mais moderno nos cuidados para essas crianças, porém, devemos investir na prevenção, com um pré-natal adequado, no qual a gestante tenha acesso a consultas, controle de comorbidades e infecções, evitando assim o nascimento antes das 37 semanas”, reforça a médica neonatologista.
Com informações da Sesapi.










