Oficina Ortopédica Itinerante ultrapassa dois mil aparelhos entregues pelo SUS

Há pouco mais de um ano, foi iniciado no Piauí um serviço que tem mudado a vida de milhares de pessoas com deficiência no interior do Estado. Trata-se da Oficina Ortopédica Itinerante.

O programa é uma ação do Ministério da Saúde, realizado no Piauí por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com a administração da Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos.

A Oficina Itinerante funciona com uma unidade móvel que confecciona produtos ortopédicos e realiza a concessão de meios auxiliares de locomoção a pessoas com deficiência físico-motora por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os produtos confeccionados e entregues estão órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores.

“Nós recebemos um cronograma da Sesapi com a relação dos municípios a serem contemplados pelo serviço. Fazemos uma visita prévia, reunião com a equipe de saúde local e agendamento da data para a execução”, explica Raquel Brito, coordenadora do programa pela Associação Reabilitar.

A Oficina Itinerante se instala no município, contemplando cidades vizinhas da região, com uma equipe multidisciplinar responsável por fazer as medidas e os moldes. Em um segundo momento, a unidade móvel retorna ao local para a entrega dos produtos e equipamentos.

O programa já soma 2.746 aparelhos entregues, sendo 542 em Floriano, 274 em São João do Piauí, 358 em São Raimundo Nonato, 679 em Picos e 893 em Piripiri. No próximo mês de agosto, ainda serão entregues mais 414 aparelhos em Oeiras e 287 em Valença, chegando à marca de 3.447 produtos e equipamentos entregues pelo SUS.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar