Pacientes da arteterapia do Ceir constroem mural natalino

A arteterapia tem se mostrado uma ferramenta eficaz para auxiliar pacientes a desenvolver habilidades, explorar emoções, aliviar o estresse e promover o bem-estar geral. Com a proximidade das celebrações de fim de ano, os pacientes da arteterapia do Ceir desenvolveram desenhos, colagens e recortes expressando o espírito natalino em um lindo mural.

A arteterapeuta Manu Sato explica a importância desta atividade para a evolução física e motora dos pacientes.
“Nesta atividade, estamos trabalhando a coordenação motora, a percepção visual e o equilíbrio, pois muitos pacientes não conseguem ficar em pé direito, precisam de um apoio. Pensando nisso, fizemos um trabalho onde esses pacientes ficavam em pé riscando e cortando os desenhos”, finalizou.

O painel feito pelos pacientes está localizado no segundo andar do Centro e desperta a atenção de funcionários, acompanhantes e visitantes. “Para mim, foi muito gratificante trabalhar na construção do mural, ver toda a minha evolução. Antes eu não conseguia manusear nada com as mãos, desta vez, eu consegui fazer os recortes com a tesoura. É muito gratificante ver todo o resultado e saber que contribuí para isso”, comenta o paciente que participou da criação do mural, Fernando Silva.

Cada corte e recorte reflete a diversidade de histórias individuais e experiências compartilhadas pelos pacientes. Além da alegria imensa de todos em ter participado de cada processo que representa desafios superados, o mural se tornou uma poderosa representação visual da jornada de cada participante no processo de reabilitação.

A paciente Edna Maria confessou que antes não acreditava no seu processo de evolução, mas que ficou feliz em acompanhar a sua superação. “No início do tratamento, eu não queria vir, pois eu pensava que era só pintar. Mas ao longo das sessões, eu fui vendo que era totalmente diferente daquilo que eu pensava e com isso, eu fui desenvolvendo as técnicas. Participar da construção do mural de Natal foi muito gratificante, tive a sensação de ter contribuído com algo. Fiquei bastante satisfeita”, finalizou.

O Centro Integrado de Reabilitação realiza atividades de Arteterapia em suas práticas, reconhecendo os benefícios terapêuticos que a expressão artística oferece aos pacientes. Todo trabalho visa proporcionar um ambiente de transformação, onde a expressão criativa é reconhecida como uma ferramenta importante para a promoção do bem-estar físico e emocional dos pacientes.