Paratleta do Ceir é campeão brasileiro no Circuito Loterias Caixa

Mais de 200 paratletas de todo o país participaram da segunda etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, realizado nesse final de semana, em São Paulo. A competição contou com um piauiense, que trouxe para casa o título de campeão brasileiro nos 50 metros peito da categoria sb3.

Marcos Jeane treina há pouco mais de um ano no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), onde faz tratamento, e deixou para trás paratletas de grandes Centros, como a AACD, e o medo de encarar uma competição nacional.

“No início eu fiquei bastante nervoso e não fui bem na primeira prova. Mas no segundo dia, acreditei e consegui. Agora é continuar treinando para as próximas etapas”, conta Marcos Jeane, que ficou em 4° lugar nos 50 metros livre da categoria s4, mas conquistou ouro nos 50 metros peito da categoria sb3.

O paratleta está classificado para a fase final do Circuito Loterias Caixa, que acontece em outubro, em São Paulo. Essa competição é o mais importante evento paralímpico de atletismo, natação e halterofilismo do país, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa, e abre as portas para competições mundiais.

“Estavam na competição os melhores paratletas do país. E o desempenho do Marcos foi espetacular, superou as minhas expectativas. Vamos intensificar os treinos para voltarmos com mais força, velocidade e desempenho na final”, destaca o treinador Childerico Robson, reabilitador desportivo do Ceir.

A ida do Marcos Jeane ao Circuito contou com o apoio da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).


Futebol para amputados


No final desta semana, o time de futebol para amputados do Ceir disputa com o Corinthians na II Copa Nordeste de Futebol para Amputados, em Fortaleza. O time é o atual vice-campeão da competição.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar