Passo à Frente entrega 466 equipamentos no Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira

 

Ação do programa Passo à Frente em Itaueira (Bruna Ferreira)

A execução da terceira fase do programa Passo à Frente no Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira foi realizada nesta sexta-feira (30), com a entrega de equipamentos no município de Itaueira. O programa é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

O objetivo do Passo à Frente é descentralizar os serviços de saúde, facilitando o acesso da população a próteses e órteses, além de promover confecção, consertos e ajustes de peças para as pessoas que necessitam desses equipamentos.

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, esse trabalho está sendo realizado desde 2016, em todo o estado, beneficiando milhares de pessoa com deficiência. “Já percorremos mais de 100 municípios, entregando aproximadamente 10 mil equipamentos. Esse projeto é muito importante para a reabilitação e inclusão dessas pessoas e o nosso objetivo é chegar a todos os municípios do Piauí com o Passo à Frente”, destacou o gestor.

Para o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria de Estado da Saúde, Raimundo Dutra, a fase de entrega dos equipamentos é a mais importante e esperada do programa. “Essa parceria e dedicação entre Sesapi, Seid e Ceir é de extrema importância para o sucesso do Passo à Frente, que vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o Piauí”, afirma Dutra.

Joaquim Alves Bezerra teve paralisia infantil e necessita de cadeiras de rodas. “Estava precisando muito e agora com esse programa estou recebendo uma cadeira de rodas nova e muito boa. Espero que ainda ajude muitas pessoas como eu”, disse Bezerra.

Ao todo, foram entregues 466 equipamentos, sendo 4 próteses; 39 órteses; 82 muletas; 182 calçados ortopédicos; 9 andadores; 71 cadeiras de rodas e 79 cadeiras de banho. Durante a entrega, a população contou com o apoio da oficina ortopédica móvel, responsável por realizar os ajustes finais nas peças.

Os outros municípios do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, que também passaram pela primeira e segunda fase do programa, e foram beneficiados com a terceira etapa nesta sexta (30) são: Rio Grande do Piauí, Paes Landim e São José do Peixe.


Texto: Bruna Ferreira – Comunicação CCOM