Passo à Frente entregou mais de 3 mil equipamentos em 2025

Encerrando o ciclo de entregas do programa Passo à Frente neste ano, mais de 3 mil equipamentos foram distribuídos em 43 municípios do Piauí. Com a entrega realizada no Território dos Carnaubais, o programa alcança a marca de 32.635 equipamentos entregues desde 2011, consolidando-se como uma das principais iniciativas de inclusão do estado.

O Passo à Frente permite a descentralização dos serviços da Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, resultado de uma parceria entre a Associação Reabilitar, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Durante a entrega em Campo Maior, foram distribuídos um total de 893 equipamentos, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses, próteses, andadores, bengalas, muletas, palmilhas, calçados ortopédicos e cadeiras duplas. Foram beneficiados moradores das cidades de Campo Maior, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Cabeceiras, Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.

“Encerramos 2025 com a satisfação de ver o Passo à Frente impactando a vida de tantas pessoas. Esta entrega demonstra a importância do trabalho conjunto da Associação Reabilitar, com o Governo do Estado e o Governo Federal. Fechamos o ano com alegria, entregando dignidade, autonomia e qualidade de vida para a população piauiense”, ressaltou o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz.

De acordo com a coordenadora da Atenção à Saúde da pessoa com deficiência da Sesapi, Daniela Reis, o programa busca facilitar o acesso da população a próteses e órteses, além de promover a confecção, consertos e ajustes dessas peças para as pessoas que necessitam desses equipamentos. “O Passo à Frente chega onde o acesso é mais difícil e garante que cada equipamento transforme a vida de quem mais precisa. Encerrar o ano em Campo Maior nos enche de gratidão e sentimento de dever cumprido”, disse.

Entre os beneficiados desta etapa está dona Raimunda Carneiro, moradora de Campo Maior, que recebeu uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho para o marido, vítima de AVC há 11 anos. Para ela, o equipamento representa alívio, dignidade e segurança no cuidado diário. “A cadeira dele já estava quebrada. Agora vai ser melhor para ele e para mim. Só tenho gratidão por receber essas novas,” comentou emocionada.

Durante as entregas, a população conta com o suporte da oficina ortopédica móvel para ajustes finais nos equipamentos.