Passo à Frente entregou mais de 4 mil equipamentos aos piauienses em 2023

Encerrando as entregas do programa Passo à Frente neste ano, mais de 2 mil equipamentos foram distribuídos nas regiões de São João do Piauí e São Raimundo Nonato nesta semana. Com essa conclusão, o programa atinge a marca de 4.283 equipamentos entregues ao longo do ano em todo o Piauí, abrangendo ainda as regiões de Picos e Uruçuí.

O programa permite a descentralização dos serviços da Oficina Ortopédica que funciona no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, através de uma parceria da Associação Reabilitar com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

“O Programa Passo à Frente não apenas entrega atendimento, mas confecciona produtos ortopédicos de qualidade, adaptados às necessidades de cada indivíduo. Reconhecemos a importância desses equipamentos para facilitar a vida de quem mais precisa. Somente neste ano, foram mais de 4 mil itens entregues”, destaca o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz.

O objetivo do Passo à Frente é facilitar o acesso da população a próteses e órteses, além de promover a confecção, consertos e ajustes dessas peças para as pessoas que necessitam desses equipamentos. “É feito uma primeira etapa, o momento de consulta para entender a demanda e iniciado todo um processo para a confecção dos itens. Nesta sexta-feira, realizamos a maior entrega do programa”, comemora Leila Santos, superintendente de atenção aos municípios.

Na região de São João do Piauí, foram entregues 452 equipamentos, sendo 29 andadores; 07 próteses; 11 órteses; 04 muletas; 68 bengalas; 09 andadores; 88 cadeiras de rodas; 145 cadeiras de banho; 92 calçados diabéticos e 06 calçados sob medida. Em São Raimundo Nonato foram entregues 84 andadores; 14 muletas; 246 bengalas; 288 cadeiras de rodas; 542 cadeiras de banho; 322 calçados diabéticos; 07 calçados sob medida; 35 órteses; 06 próteses; 06 palmilhas e 57 coletes, totalizando 1.610 equipamentos.

Durante as entregas, a população conta com o suporte da oficina ortopédica móvel para ajustes finais nos equipamentos. Os municípios beneficiados com essa etapa incluem Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio, João Costa, Lagoa do Barro, Pedro Laurentino, Anísio de Abreu, Bonfim, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas, Jurema, São Braz, São Lourenço e Várzea Branca.

A solicitação de equipamentos e itens ortopédicos é realizada por meio da Secretaria de Saúde do município contemplado, sendo os processos enviados para Teresina, onde os produtos são confeccionados ou concedidos pela Oficina Ortopédica do Ceir.