Passo à Frente vai entregar cerca de 900 meios auxiliares de locomoção e equipamentos ortopédicos em Uruçuí e região

Na próxima sexta-feira (08), moradores de Uruçuí e região serão beneficiados com a entrega de mais de 900 equipamentos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção do Passo à Frente. O programa permite a descentralização dos serviços da Oficina Ortopédica que funciona no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, através de uma parceria da Associação Reabilitar com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Os equipamentos são fabricados sob medida e entregues em cidades polos para facilitar o acesso da população ao serviço. De 2011 até setembro de 2023, quase 25 mil  itens foram entregues em todo o Piauí.

Em Uruçuí, a entrega dos equipamentos será realizada a partir das 8h, na Quadra Poliesportiva Durval Barros Coelho, no bairro Aeroporto. Além de Uruçuí, serão contemplados moradores dos seguintes municípios: Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal.

Na ocasião, serão entregues andadores, muletas, cadeiras de roda, cadeiras de banho, coletes, órteses, próteses, coletes putti, bengalas e calçados ortopédicos, totalizando 957 equipamentos. “Estamos extremamente satisfeitos com mais essa entrega do Programa Passo à Frente, o qual é uma iniciativa contínua que impulsiona a inclusão, restaura a mobilidade e proporciona qualidade de vida para os piauienses”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

O Programa Passo à Frente percorre todo o Piauí, descentralizando os serviços de saúde, facilitando o acesso da população a próteses e órteses, além de promover confecção, consertos e ajustes de peças para as pessoas que necessitam desses equipamentos.

“O Programa Passo à Frente leva atendimento e confecciona produtos ortopédicos de qualidade e adequados as necessidades de cada um. Reconhecemos a importância desses equipamentos para facilitar a vida de quem precisa, por isso estamos empenhados em agilizar os processos e ampliar o número de atendimentos do Programa, conforme solicitado pelo Governo do Estado”, destaca o Superintendente Executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz.

A solicitação dos itens é realizada através da Secretaria de Saúde do município que for contemplado com as ações do Programa Passo à Frente. Os processos gerados durante esses atendimentos são enviados para Teresina, onde os produtos são confeccionados ou concedidos pela Oficina Ortopédica do Ceir.