Pense Bem AVC: 15 anos lutando para preservar vidas

Em Dezembro de 2007, já embalados pelos acordes dos sinos de Natal, deixamos aflorar na alma a sensibilidade social. Avaliando o mosaico da saúde em nosso estado, enxergamos uma doença aguda, devastadora e negligenciada pela sociedade, mas com fatores de riscos que poderiam ser modificados. Era necessária uma nova cultura, que contasse com o comprometimento de todos os piauienses natos e de coração, vez que a demanda era coletiva e nossa luta era em prol da vida.

Foi assim que a Associação Reabilitar, com anuência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Piauiense de Neurologia e Neurocirurgia, fez o lançamento do Projeto Pense Bem. Exatamente em 13 de dezembro de 2007, dia abençoado por Santa Luzia. Desde o início, a execução teve como foco a prevenção, a mudança de cultura e o fundamental envolvimento de todos os setores da sociedade: o Estado, pelos poderes constituídos; as empresas e trabalhadores; a Academia, pelas Universidades e escolas; e o setor social, pelas organizações sociais e demais entidades representativas. Com pensamentos uníssonos e forças em ressonância, avançamos em um trabalho árduo e guiado por muitas mentes e mãos, com um objetivo comum: preservar vidas e qualidade.

Na trajetória do tempo, promovemos eventos múltiplos para disseminar o conhecimento da cadeia do Acidente Vascular Cerebral (AVC), seus fatores de risco, sinais e sintomas. Orientamos sobre como diagnosticar, quais as possibilidades de tratamentos e os resultados da reabilitação. Fizemos conexões, buscamos os avanços científicos e tecnológicos, enxergamos possibilidades e potencialidades. Fomos à luta e a única que perdemos é a que abandonamos.

O Pense Bem AVC é um projeto que tem o firme propósito de devolver à sociedade um pouco do muito que nos foi emprestado, com a visão sistêmica e de responsabilidade social. Uma ideia que nasceu inserida na nova cultura e é componente da mesma teia. Unidos pelo conhecimento e sentimento de transformação, marchamos para que a cadeia de cuidados ao AVC fosse planejada e dotada de estratégias elaboradas de execução, com gestão do estado, em parceria com a sociedade civil.

Hoje, em Dezembro de 2022, quando celebramos 15 anos do Projeto Pense AVC no Piauí, podemos nos orgulhar do caminho trilhado! Além das milhares de pessoas alcançadas pelas palestras e atividades preventivas do Pense Bem, temos em execução, pela Secretaria de Saúde do Estado, o Programa Linhas de Cuidados ao IAM e AVC, composto por 11 polos para trombólise, com os avanços científicos e tecnológicos disseminados por todo estado e já com resultados que saltam os olhos, fazem pulsar corações e salvar vidas.

Pensando bem, as demandas coletivas são de responsabilidade de todos os setores da sociedade e preservar vidas e qualidade é missão de todos: pelo humanismo e exercício da cidadania. E seguimos na luta, pensando e agindo por meio da integração de um cérebro, duas mãos e o sentimento do mundo. Vida longa ao Projeto Pense Bem!

 

 

Benjamim Pessoa Vale. Neurocirurgião, presidente da Associação Reabilitar e fundador do Projeto Pense Bem AVC no Piauí.