Pesquisadores alemães conhecem o trabalho do Ceir e firmam parceria com a instituição

Um grupo de pesquisadores da Alemanha, representantes da Universidade de Greifswald, está no Piauí em prol de parcerias para o desenvolvimento de programas que visam à prevenção de acidentes de trânsito.

No Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), mais de 470 pessoas já foram atendidas em decorrência de acidentes de trânsito, sendo 328 delas por acidente com motocicleta.

Nesta quinta-feira (22), os pesquisadores conheceram o trabalho da instituição e abriram oportunidades para o intercâmbio de profissionais para o desenvolvimento de pesquisas na Alemanha.

“Já está acertada a nossa participação em estágio no Hospital de Traumas de Berlim, o UKB, que é referência em reabilitação na Alemanha, para o desenvolvimento de linhas de pesquisas em pacientes com traumas decorrentes de acidentes de trânsito”, adianta o médico neurologista Kelson James, diretor técnico do Ceir.

No encontro, foram apresentadas análises de pacientes com sequelas de traumatismo crânio-encefálico, trabalho desenvolvido no Centro de Estudos do Ceir, local direcionado para a realização de pesquisas científicas por acadêmicos e profissionais.

Também foi apresentado o Projeto Pense Bem Trauma, coordenado pela Associação Reabilitar, entidade social que administra o Centro de Reabilitação. “Há 10 anos nós atuamos no Piauí com ações de prevenção ao traumatismo da coluna e da cabeça provocados por acidentes. Acreditamos na educação em saúde como o caminho para a conscientização da sociedade”, finaliza o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar.


Confira algumas fotos:



Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar