Piauiense com “ossos de vidro” recebe cadeira motorizada

28 de março de 2017 por Associação Reabilitar

Francinaldo OliveiraFrancinaldo Oliveira é o primeiro piauiense diagnosticado com uma doença rara, conhecida popularmente como “ossos de vidro”, que provoca o encurvamento e quebra dos ossos.

Devido à doença, Francinaldo já sofreu 25 fraturas somente no braço direito e possui má formação nas pernas. Para sua locomoção, utiliza cadeira de rodas desde os dois anos de idade. Agora, aos 36, comemora o que, para ele, é uma grande conquista: uma cadeira motorizada.

Para Francinaldo, o equipamento é sinônimo de autonomia e liberdade. “Eu sinto muitas dores usando cadeira de rodas manual e não tenho condições de empurrá-la por conta do meu tamanho e do peso dela. Mas agora vou poder sair de casa e fazer coisas que gosto muito, como ir à missa e à praia”, conta, não escondendo a felicidade e o sorriso no rosto.

Francinaldo Oliveira inaugurando sua cadeira motorizada (2)Francinaldo é natural de Parnaíba e uma das pessoas com deficiência beneficiadas com a entrega de cadeira de rodas motorizadas, realizada nessa segunda-feira (27), no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

O equipamento é uma concessão da Oficina Ortopédica do Centro, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Para solicitá-lo, basta que a pessoa procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS.

Durante a entrega, os usuários recebem um treinamento juntamente com a família para o manuseio correto e a manutenção da cadeira motorizada, um momento para tirarem dúvidas e compartilharem experiências.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados para a Associação Reabilitar