Presidente da Associação Reabilitar ministra aula para alunos da UFPI

O presidente da Associação Reabilitar, o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, ministrou, nessa quarta-feira (5), uma aula para alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Os fatores de riscos, sintomas e os tipos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) foram abordados pelo médico, durante a aula que aconteceu no Hospital Universitário.

“Estudar AVC é preservar o indivíduo. Precisamos nos humanizar para cuidar bem do ser humano. As estatísticas mostram que 10% das mortes em todo o mundo são causadas por um AVC. Além disso, uma em cada seis pessoas terá um AVC. Precisamos entender a doença para prevenir. Nesse ponto, a mudança de hábitos é determinante”, afirma o neurocirurgião, que também está à frente de um dos projetos da Associação, o Pense Bem AVC.

A aula contou com a presença de acadêmicos de medicina do 4º ao 7º período. No encontro, Benjamim Vale também mostrou os sinais de alerta do AVC e citou como exemplos a perda de força, a dificuldade para falar, a perda de coordenação e equilíbrio e a perda visual. “É preciso descobrir a causa para que o AVC não se repita. A medicina se aprende com o paciente vivo, vendo os casos, estudando cada um deles. É preciso ficar atento aos sinais manifestados por cada paciente”, conta.

Ao final, o presidente da Associação Reabilitar compartilhou sua experiência na área e respondeu às dúvidas dos alunos.