Presidente da Associação Reabilitar participa da implantação das linhas de cuidado de AVC e IAM em Parnaíba

Aconteceu na segunda-feira (14), a solenidade de entrega de ambulância e implantação do Projeto das Linhas de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), dentro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na cidade de Parnaíba. O serviço das Linhas de cuidado do AVC e IAM já está sendo desenvolvido no HEDA e também foi realizado o protocolo de trombólise.

 

O presidente da Associação Reabilitar, o neurocirurgião Benjamim Vale, acompanhou a governadora Regina Souza e secretário da Saúde, Neris Júnior, durante a solenidade. A Associação Reabilitar é parceira do projeto, atuando principalmente nas frentes de prevenção e reabilitação de casos de AVC, através do através do projeto Pense Bem AVC e de serviços oferecidos no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

“É muito importante descentralizar esse serviço, para que o atendimento aconteça o mais rápido possível. De cada 10 casos de AVCs, três podem ter a recuperação completa se a trombólise for feita dentro da janela de tratamento, que é até de 4 horas e meia. Com o projeto das Linhas de Cuidado, teremos 11 polos com equipes treinadas para atender os pacientes e preservar vidas em todas as regiões do Estado”, comemora o presidente da Associação Reabilitar.

 

A governadora Regina Souza ressaltou durante a solenidade a felicidade de entregar mais uma ambulância para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e conhecer de perto a implantação das linhas de cuidados de AVC e IAM, que já estão sendo realizadas e salvando vidas.

 

“A cada dia percebe-se a evolução na saúde dentro do estado e esse é o grande legado que vamos perceber daqui alguns anos que a rede de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), e ainda melhor é ver que vidas estão sendo salvas com os atendimentos iniciais feitos aqui no HEDA”, disse a governadora.

 

O evento contou ainda com a presença dos colaboradores do HEDA, do coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquita; do coordenador da linha de cuidado do AVC no Piauí, Romilto Pacheco; e do coordenador da Linha de Cuidado do IAM da SESAPI, Nagele de Sousa Lima.

 

**Com informações da CCOM