Prevenção de acidentes é tema de palestra no Congresso das Cidades

“Empreendedorismo Social na Prevenção de Acidentes” foi o tema da palestra proferida pelo presidente da Associação Reabilitar, o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, nessa quarta-feira (8), no Congresso das Cidades. O médico apresentou dados alarmantes sobre acidentes de trânsito, casos de mortes e vítimas de traumas de crânio em Teresina e no interior do Piauí.

 

O assunto foi ponto de discussão e reflexão sobre qual o papel da sociedade na diminuição dos índices de acidentes e das pessoas que sofrem traumatismo de crânio, principalmente ocorridos com os jovens.

 

“Observamos números alarmantes na quantidade de acidentes em pequenos municípios por excesso de velocidade e, principalmente, a quantidade maior com motociclistas, por causa de falta de atenção e proteção. O indivíduo tem acesso à moto, mas não tem a consciência sobre a necessidade dos equipamentos de segurança, o que pode causar resultado catastrófico, além de outros fatores de risco”, ressalta Benjamim Pessoa Vale.

 

Durante o encontro, que aconteceu no Espaço do Governo do Estado, o presidente da Associação Reabilitar, entidade que administra o Ceir, também destacou dois projetos, Pense Bem Trauma e Piauí Sem Trauma. “Nós temos que trabalhar e no Piauí lançamos o Piauí Sem Trauma, que se trata de um empreendedorismo social, com ações preventivas de como evitar traumas. Nosso principal objetivo é trabalhar a prevenção de todos os traumas, levar mensagens educativas para a população e criar uma parceria com Estado e sociedade através de todos os seus vetores, na construção desse processo educacional”, explica.

 

A enfermeira do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e coordenadora do projeto Pense Bem Trauma, Fabiana Gomes, participou da palestra e falou sobre o momento. “No Ceir atendemos pessoas que sofreram traumatismos de crânio grave por acidente de trânsito e, principalmente, por acidentes de motos. O que causa preocupação pelo impacto econômico, social, familiar e pessoal que pode causar nas pessoas, como foi abordado pelo Dr. Benjamim. Então, foi um momento enriquecedor e de sensibilização para todos”, finaliza.