Prevenção de traumas no Piauí será discutida em sessão solene nesta quinta (14)

Pessoas com traumatismos relacionados a acidentes de trânsito e mergulho em águas rasas estão entre a segunda maior causa de tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O assunto será pauta de uma sessão solene nesta quinta-feira (14), às 10h, na Assembleia Legislativa.

“Estamos elaborando um projeto de prevenção ao trauma, com medidas educativas e punitivas que vão integrar vários segmentos da sociedade, desde o poder público a universidades e instituições”, declara o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir e coordena o Projeto Pense Bem Trauma no Piauí.

Para Benjamim, a prevenção de traumas deve ser um assunto discutido em escolas, na sociedade e pelo poder público. “É um trabalho de conscientização e educação, onde cada um deve fazer a sua parte e ser também um multiplicador de boas ideias e condutas”, frisa.


Dados alarmantes


Durante esta semana, a Associação Reabilitar, a Sociedade Piauiense de Neurocirurgia e ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia estão realizando a Neuro em Ação, uma campanha de conscientização que alerta aos riscos do uso de celular ao volante, mergulho em águas rasas e as más posturas corporais, que provocam traumatismos com sequelas irreversíveis.

Segundo dados divulgados pela ação, 1,3 milhão de mortes no trânsito ocorrem por ano no mundo, sendo 25% dos acidentes relacionados ao envio de mensagens de texto enquanto se dirige. O ato é considerado seis vezes mais perigoso do que dirigir embriagado.

Já a prática de mergulhar em águas desconhecidas e rasas – em rios, barragens, piscinas e no mar – tem provocado fraturas e paralisias, sendo 90% dos acidentados, homens. E as más posturas corporais têm sido a causa mais frequente de afastamento do trabalho, podendo levar à incapacidade e evoluir para dor crônica.

A campanha, que está levando palestras a escolas das redes pública e privada da capital e a faculdades e universidades, encerra nesta sexta-feira (15), com palestra, às 18h, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar