Programa de Saúde Auditiva do Ceir já entregou mais de 460 próteses auditivas em 2022

 

Ouvir a voz dos filhos é algo que o senhor Gil Pereira poderá fazer sem dificuldade a partir deste mês de junho. Aos 100 anos de idade, o aposentado recebeu a tão esperada prótese auditiva por meio do Programa de Saúde Auditiva do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O centro, mantido pelo Governo do Estado e administrado pela Associação Reabilitar, é referência no atendimento a pessoas com deficiência.

Morador da cidade de Barras, na região Norte do Piauí, Gil é um dos pacientes que tiveram suas vidas transformadas por meio do Programa de Saúde Auditiva e agora celebra o uso da prótese, que tem o objetivo de proporcionar mais conforto e autonomia aos pacientes. “Eu gostei e estou me acostumando a usar o aparelho. Eu estou ouvindo as coisas e isso me deixa feliz”, define o paciente, sobre a sensação poder voltar a ouvir os sons ao redor.

De janeiro a maio deste ano, já foram entregues 467 próteses auditivas pelo programa, que teve início em 2015. A gerente de Reabilitação e Habilitação Auditiva do Ceir, Edyáurea Barroso, destaca a satisfação em contribuir para a melhoria da qualidade de vida do senhor Gil e de outros usuários do Ceir, beneficiados com a ação.

“Ficamos sempre muito felizes em fazer parte dessa transformação na vida das pessoas que precisam das próteses auditivas. O diferencial do programa é que,além de entregarmos o aparelho, também fazemos o acompanhamento com orientações e apoio ao paciente durante o processo de adaptação e realizamos os ajustes necessários. E é um serviço de alta complexidade credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) onde são oferecidos consultas , avaliação audiológica , diagnóstico , indicação , seleção, adaptação, concessão de aparelhos auditivos , terapia fonoaudiológica e psicóloga”, frisa a gerente.

Qualquer pessoa pode ser beneficiada pelo Programa de Saúde Auditiva do Ceir. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (86) 3198-1500. Para ter acesso ao serviço, é necessário seguir esses procedimentos:

1- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;

2 – Anexar à guia de marcação de consultas do SUS as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP;

3 – Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do município, entregar a guia de marcação de consultas e as cópias dos documentos anexados e fornecer pelo menos um telefone para contato;

4 – O operador de marcação deverá acessar o sistema online do SUS para agendar o procedimento Programa de Saúde Auditiva / Reabilitação Auditiva do Ceir e selecionar CEIR -Otorrinolaringologia/Saúde Auditiva e de acordo com o número de vagas o sistema informará o profissional, dia e o horário do atendimento para o Centro.