Programa Passo à Frente atende pessoas com deficiência no município de Jaicós

O Programa Passo à Frente esteve no município de Jaicós realizando atendimento e avaliação para a distribuição de equipamentos para pessoas com deficiência da região. A visita aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio.

O programa integra as ações da Oficina Ortopédica Itinerante, uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que também administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

 

As pessoas com deficiência dos municípios de Jaicós, Massapê, Vera Mendes, Itainópolis, Geminiano, Patos e Belém do Piauí foram beneficiadas com muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e pé congênito, fabricação de órteses e próteses, cadeiras de rodas e banho, coletes, botas e palmilhas.

 

“O Programa Passo à Frente percorre o Piauí levando atendimento e confeccionando produtos ortopédicos de qualidade e adequados as necessidades de cada um. Milhares de pessoas já foram beneficiadas e nossa intenção é expandir ainda mais esse programa”, explica Aderson Luz, superintendente multidisciplinar do Centro Integrado de Reabilitação.

De acordo com a secretário municipal de Saúde, Audelí Coutinho, o Passo à Frente em Jaicós, além de possibilitar a oferta do serviço para mais perto da população, proporciona também mais qualidade de vida. “Imagina o que é para uma pessoa com deficiência fazer a avaliação perto de sua casa, o que antes só podia ser feito em Teresina. É um importante ganho, que se estende para toda a família”, ressalta.