Programa Passo à Frente entrega 870 equipamentos na região de Uruçuí

A execução da etapa de entrega do programa Passo à Frente no Território Tabuleiros do Alto Parnaíba foi realizada nesta sexta-feira (08), com a entrega de 870 equipamentos no município de Uruçuí. O programa é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) com a administração da Associação Reabilitar.

A entrega dos equipamentos aconteceu na Quadra Poliesportiva Durval Barros Coelho e contou com a presença do Superintendente da Associação Reabilitar, Aderson Luz; da Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos; do Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo; do prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho; e dos Secretários Municipais de Saúde das demais cidades contempladas.

A Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, ressaltou a felicidade de participar do da etapa mais aguardada do Programa. “Não é só entregar equipamentos, mas entregar uma melhor qualidade de vida para os piauienses. A pretensão do governador e do secretário de Saúde do Estado, é continuar buscando recursos para manter os investimentos e ampliar o número de beneficiados pelo Passo à Frente”, ressaltou.

Aderson Luz, Superintendente Executivo da Associação Reabilitar, agradeceu a parceria do Governo do Estado, o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e destacou o grande impacto que o programa tem na vida das pessoas com deficiência.

“Queria agradecer aqui o apoio que recebemos da Prefeitura de Uruçuí, através dos agentes comunitários, que identificaram todos esses pacientes para que nós pudéssemos estar aqui hoje fazendo concluindo essa etapa com 100% de efetividade do nosso trabalho. Com essa entrega, estamos tornando a locomoção mais acessível e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de inúmeros piauienses. ”, finalizou o superintendente.

Os equipamentos foram fabricados sob medida e entregues para pacientes de Uruçuí e das cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal. De 2011 até setembro de 2023, quase 25 mil itens foram entregues em todo o Piauí.

“São equipamentos que mudam a vida das pessoas, equipamentos que dão dignidade às pessoas com deficiência, equipamentos que facilitam e fazem com que nós, que temos algum tipo de deficiência, tenhamos os nossos direitos básicos garantidos”, destacou o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo.

A solicitação dos itens é realizada através da Secretaria de Saúde do município que for contemplado com as ações do Programa Passo à Frente. Os processos gerados durante esses atendimentos são enviados para Teresina, onde os produtos são confeccionados ou concedidos pela Oficina Ortopédica do Ceir.