A merendeira Inês Lima sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há quatro anos e, após um longo período de acompanhamento médico, hoje consegue caminhar e falar novamente. No Dia Mundial de Combate ao AVC (29 de outubro), ela participou atentamente da exposição promovida pelo Projeto Pense Bem AVC na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Onésima Nascimento, localizada no bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina.
“Em 2021, eu tive um AVC e fiquei de cama, sem andar. Hoje ainda não me sinto 100%, mas, com acompanhamento médico, vou evoluindo. Palestras como essa são muito importantes, porque a gente aprende a se cuidar e vê que a vida continua com o tratamento certo”, relatou Inês.
A exposição integra as ações educativas do projeto e contou apoio da equipe do Projeto Mais Saúde, Mais Vida. O presidente da Associação Reabilitar e médico neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale, iniciou a conversa e apresentou informações sobre os sintomas e formas de prevenção do AVC.
“O AVC é, hoje, a principal causa de sequelas em pessoas adultas e, por isso, precisa de uma força-tarefa eficaz no seu combate. Há 18 anos, o Projeto Pense Bem AVC atua com o objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar as pessoas a se tornarem protagonistas da própria saúde. Faz parte da nossa missão devolver à sociedade o que aprendemos”, destacou o médico.

Também conhecido como “derrame”, o AVC tem alto potencial de causar sequelas. Para a enfermeira do Projeto Pense Bem, Fabiana Gomes, é essencial reconhecer os sinais e adotar hábitos de prevenção.
“Nós viemos até o bairro Santa Bárbara para apresentar nossa exposição interativa sobre o AVC. Ela é uma parceria com a Associação Brasil AVC e explica, de forma didática, os tipos, fatores de risco e principais sequelas do Acidente Vascular Cerebral. O reconhecimento rápido dos sintomas salva vidas”, ressaltou.
Sobre o Projeto Pense Bem AVC
O Projeto Pense Bem AVC realiza ações educativas que buscam alertar e sensibilizar a população para o autocuidado com a saúde, com foco na prevenção e no controle dos fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral. A iniciativa é formada por profissionais da Associação Reabilitar e conta com o apoio de acadêmicos voluntários da área da saúde.
O termo “Pense Bem” foi criado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), inspirado no programa americano Think First, e adaptado à realidade brasileira para tratar da prevenção de neurotraumas, doenças cerebrovasculares e degenerativas da coluna vertebral. Seguindo os mesmos princípios, a Associação Reabilitar implantou o Projeto Pense Bem AVC em Teresina, em 2007, com o objetivo de fortalecer ações locais e promover resultados coletivos em saúde por meio da educação.
Desde então, o projeto já percorreu escolas, unidades de saúde, empresas e associações comunitárias, além de participar e promover eventos voltados à comunidade em geral. Para solicitar uma palestra ou obter mais informações sobre o Projeto Pense Bem AVC, entre em contato pelos telefones (86) 3232-0353, ramais 118 e 129.
 
								













 
								