Projeto Pense Bem Trauma realiza palestra sobre prevenção de acidentes

A ação foi promovida em alusão à campanha Maio Amarelo e marca os 12 anos do projeto, administrado pela Associação Reabilitar.

 

Reforçando a campanha Maio Amarelo, que visa a conscientização sobre a segurança no trânsito, o projeto Pense Bem Trauma, administrado pela Associação Reabilitar, promoveu, nesta quarta-feira (11), uma palestra sobre prevenção de acidentes.

 

O evento contou com a participação de membros da Escola Piauiense de Trânsito e do diretor da instituição, pertencente ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Ademir Silva, que deram dicas ao público sobre como evitar acidentes no dia a dia. A palestra aconteceu no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A ação faz parte dos 12 anos do Pense Bem Trauma, que atua desde 2010 em parceria com instituições públicas e privadas, com palestras e atividades educativas voltadas à sensibilização de crianças e jovens sobre o risco de acidentes que podem provocar sequelas e que poderiam ser evitados com cuidados simples no dia a dia.

 

Um exemplo é o trânsito, como destaca a coordenadora do projeto, a enfermeira Fabiana Gomes. Ela explica que boa parte dos pacientes com lesão medular em atendimento no Ceir, atualmente, foram vítimas de acidentes de trânsito.

 

“É muito importante trabalharmos na prevenção dos acidentes, pois são números altos em todo o estado, e muitos deles poderiam ser evitados com atitudes mais responsáveis dos usuários. Pelo menos 40% dos pacientes amputados atendidos no Ceir foram vítimas de acidentes envolvendo motocicleta, por exemplo, e a educação e prevenção podem ajudar a reduzir essa enorme quantidade de vítimas”, explica a coordenadora.

 

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente em 2021, mais 2.626 pessoas sofreram acidentes nas rodovias federais que cortam o Piauí, totalizando 130 mortes e 377 vítimas com ferimentos graves.