Projeto Pense Bem alerta sobre dados preocupantes do AVC

Benjamim Pessoa Vale durante palestra. (Foto: Ascom Reabilitar)

A cada seis segundos alguém morre em decorrência do derrame cerebral. Esse e outros dados da Organização Mundial do AVC fazem parte do alerta Pense Bem AVC.

O projeto leva palestras e ações gratuitas para comunidades e profissionais de saúde do Piauí e Maranhão. Nesta sexta-feira (17), o Pense Bem AVC foi até o Centro de Saúde Maria do Carmo Neiva, em Timon, onde conversou com profissionais que atuam no município.

“A função do profissional da saúde é cuidar das pessoas e não das doenças. Nossa missão é promover a saúde e prevenir as doenças. E o remédio mais barato para toda doença é a prevenção através da educação e conscientização”, destaca Benjamim Pessoa Vale, médico neurocirurgião e coordenador do projeto.

Durante o momento, foram destacados dados alarmantes sobre o Acidente Vascular Cerebral, orientações para a prevenção e identificação da doença. “Reunimos profissionais de saúde para essa troca de conhecimento com a intenção de que eles levem o que aprenderam para onde atendem”, explica Ana Lúcia Silva, coordenadora de saúde do Centro.

Francisco Santos é um dos profissionais que recebeu as orientações. “A palestra me abriu os olhos e com certeza levarei os aprendizados para outras pessoas”, comenta o enfermeiro, que dividiu a sala com mais 30 profissionais, entre assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros.

O Projeto Pense Bem AVC é realizado por uma organização social – a Associação Reabilitar –, que também mantem o Projeto Pense Bem Trauma, de prevenção a acidentes, em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar