Projetos da Reabilitar são destaque em evento mundial de atendimento ao AVC

Associação Reabilitar foi convidada para apresentar no Global Stroke Alliance como implantar centros de reabilitação como o CEIR, que oferta atendimentos às vítimas do AVC

 

O modelo implantado no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para atender pessoas que têm sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi apresentado nessa quarta-feira (10), pela Associação Reabilitar, no Global Stroke Alliance. O evento acontece até sexta-feira (13) em São Paulo (SP),  reunindo autoridades de saúde de vários países para debater inovações na prevenção, atendimento e reabilitação das vítimas do AVC.

 

A Reabilitar foi convidada pela organização do evento para falar sobre a estrutura, a equipe e os recursos necessários para a implantação de centros de reabilitação, como o Ceir, bem como os desafios para manter o serviço funcionando com qualidade. Atuando há 14 anos, o Ceir é fruto de uma parceria com o Governo do Estado do Piauí e oferta atendimentos tidos como referência para todo o Brasil.

 

A apresentação foi feita pelo presidente da Associação Reabilitar, o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale. Ele destacou a estrutura que o Ceir oferta e os diferenciais no atendimento e na gestão, que contribuem para a inovação do serviço ofertado.

 

“Implantamos no Ceir um centro de diagnóstico, uma oficina ortopédica, uma academia de ginástica e outros itens para atender as necessidades de reabilitação dos pacientes e trabalhar para que aquela pessoa consiga retornar às suas atividades diárias com o máximo de autonomia, sendo visto e respeitado pela família e pela sociedade como um ser humano, e não como um simples paciente que precisa de tratamento”, destacou Benjamim Pessoa Vale.

 

Ele abordou ainda o trabalho preventivo e de educação que a Associação Reabilitar desenvolve com o Projeto Pense Bem AVC. “É um esforço conjunto de levar informações às escolas e aos espaços públicos e privados, com o objetivo de alertar a população sobre como evitar e reconhecer a ocorrência do AVC, bem como que os casos devem ser tratados o mais rápido possível, para que tenhamos melhores resultados, inclusive com a reabilitação”, explicou Benjamim Pessoa Vale.

 

O projeto Pense Bem AVC foi um dos seis selecionados no Brasil para participar de capacitações no 2º Encontro Nacional de Associações de Apoio aos Pacientes com AVC, que acontece dentro do congresso mundial, a partir desta quinta-feira (11).

 

Durante a abertura oficial do Global Stroke Alliance, Sheila Martins, presidente da Organização Mundial do AVC (sigla em inglês – WSO),  destacou a programação vasta e multidisciplinar do evento.

 

“Abordaremos interfaces do cuidado, pesquisa e políticas públicas, discutindo os desafios históricos e os avanços no tratamento ao AVC. Reunimos profissionais de saúde, gestores de saúde, sociedades científicas, indústria e comunidade em um evento colaborativo, pois acreditamos que cada um é um elo que fortalece nossa causa, que é garantir que as vítimas de AVC tenham o melhor atendimento possível”, reforça Sheila Martins.

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga participou da abertura do evento, bem como autoridades de Saúde de vários países e representantes de órgãos internacionais, como a Sociedade Ibero-Americana de Doenças Cardiovasculares e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).