São João é comemorado com inclusão no Ceir

O São João é uma festa popular que no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) abre a grande roda para a inclusão. Nesta quinta-feira (8), pessoas com deficiência atendidas no local entraram no ritmo e na alegria do Arraiá da Inclusão.

O forró pé de serra ficou por conta de um grupo formado por músicos convidados e pelos próprios pacientes. Entre eles, estava a Gracinha Feitosa, que aos 68 anos se recupera de um derrame cerebral com música e dança. “Eu adoro tudo que é animado e a festa junina faz parte da minha vida desde os tempos de escola”, conta.

No Arraiá da Inclusão, voluntários e colaboradores, pacientes e familiares mostram que o São João é também um espaço para a inclusão social. “É importante para a gente porque é um momento de distração e interação entre as outras pessoas”, diz a dona de casa Rita Barroso, mãe da pequena Lívia Vitória, que está em tratamento no Ceir há um ano.

Segundo a psicóloga Nazaré Bezerra, coordenadora do voluntariado, as atividades festivas que o Centro realiza fazem parte do trabalho de reabilitação e socialização. “As famílias e os próprios pacientes, que muitas vezes se isolam na sociedade, percebem que podem fazer parte de festas populares e de eventos do calendário nacional”, explica.

O Arraiá da Inclusão contou com apresentação de bumba-meu-boi, além de resgatar cantigas da cultura popular. O evento terá continuação nesta tarde, às 15h40, na entrada da instituição.


Texto: Cláudia Alves – Comunicação Reabilitar