Semana da Enfermagem do Ceir realiza palestra sobre primeiros socorros

Com foco em orientações aos colaboradores sobre primeiros socorros, a Associação Reabilitação realizou, nesta quarta-feira (18), uma palestra sobre suporte básico de vida e engasgo, que aconteceu no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A ação faz parte da programação da Semana da Enfermagem do Ceir, que tem apoio do Núcleo de Segurança do Paciente do Ceir (NSP).

 

A palestra foi conduzida pelo enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Wallkyson Lima, com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). Durante a ação, os participantes foram ensinados, de forma prática, como socorrer pessoas que estão sendo vítimas de parada cardíaca ou engasgo.

 

A responsável técnica pela equipe de Enfermagem do Ceir, enfermeira Luciana Mousinho, explicou que a organização do evento focou em treinar as equipes do setor, mas também se preocupou em compartilhar com os colaboradores da Associação Reabilitar algumas informações que podem ajudar a salvar vidas.

 

“O aperfeiçoamento é uma busca contínua na Reabilitar. Para este ano, preparamos a Semana da Enfermagem pensando também nas pessoas que não atuam na área e que, muitas vezes, precisam prestar primeiros socorros a outras, como é o caso das vítimas de parada cardíaca e engasgo. Ficamos muito felizes por ver que os colaboradores aprenderam sobre os procedimentos e tiraram muitas dúvidas”, avalia Luciana Mousinho.

 

A Semana de Enfermagem do Ceir teve início na última segunda-feira (16). Nesta sexta-feira (20), o encerramento das atividades contará com palestra sobre como realizar Eletrocardiograma (ECG) na prática. As enfermeiras Luciana Mousinho e Tarcyana Sousa vão conduzir os trabalhos, a partir das 14h, e a atividade será restrita à equipe de Enfermagem do Ceir.